Coordenadora do Idoso faz abertura de seminário
Publicada em 19/03/2015 às 18:37Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Coordenadoria do Idoso, apoiou e participou do Projeto Revolução das Bengalas, promovido pela Associação Preservação da Memória da Companhia Paulista (APMCP), Centro de Educação e Lazer para a Melhor Idade (Celmi) e pela Faculdade Aberta para a Terceira Idade (Fati), da Anhanguera. Este ano, o tema do seminário foi Envelhecimento e Família.
A titular da Coordenadoria, Cláudia Sartori, fez a abertura do seminário, realizado na tarde desta quinta-feira (19), na Faculdade Anhanguera. Para um auditório lotado, Cláudia apresentou o trabalho da Coordenadoria e as ações realizadas desde 2013, quando o órgão foi criado pelo prefeito Pedro Bigardi.
LEIA TAMBÉM
PAT e Coordenadoria se juntam ao INSS para reabilitação
Coordenadoria faz parceria por emprego para deficientes
Coordenadoria de Igualdade Racial ganha novo canal de comunicação
Segundo ela, com base na estimativa do IBGE para a população de Jundiaí em 2014, a cidade tem em torno de 55 mil idosos (entre 60 e 100 anos). “Essa população forma um segmento heterogêneo, em todos os aspectos, saúde, renda, idade e acesso às oportunidades. Por isso, falamos que é um universo de velhices, no plural, pois existem subgrupos muito diferentes”, disse.
Cláudia destacou que o foco da Coordenadoria é a valorização do envelhecimento e a principal luta é garantir o direto de cada pessoa de envelhecer como ela quer e não como as outras pessoas querem. O que todos querem, destacou a coordenadora, é independência, liberdade e autonomia. “Estamos aprendendo enquanto envelhecemos e isso repercute nas políticas públicas.”
Na avaliação de Cláudia, as pessoas estão envelhecendo e ficando invisíveis. “Precisamos identificar os grupos que estão espalhados pela cidade e torna-los visíveis, tornar os serviços acessíveis.”
Ainda na abertura do evento, os alunos da Fati apresentaram uma peça de teatro sobre o tema envelhecimento. Este foi o segundo seminário do projeto Revolução das Bengalas. Segundo o idealizador do Celmi, Euzébio Pereira Santos, o próximo evento do projeto será sobre o tema envelhecimento e entretenimento, no Centro de Referência do Idoso (Criju). A data ainda será definida.
Em seguida, o público participou das palestras da gerontóloga Flávia Renata Fratezzi, da psicóloga Fernanda Brancoli Gallo, e da advogada Daniela Flausino Negrini. O encerramento foi do idealizador do Celmi, Eusébio Pereira Santos.
Niza Souza
Fotos: Paulo Grégio
-
09/08/2022
Esporte abre mais de 110 inscrições do Projeto Bailando para o público acima dos 60 anos
-
06/10/2016
Idosos encenam ‘homenagem’ a Maria dos Pacotes na quinta-feira (20)
-
27/09/2016
Complexo Fepasa abre mostra fotográfica de idosos ‘Revelando Histórias’
-
23/09/2016
Semana do Idoso estende período de atividades
Baixe as fotos desta notícia na resolução original