Coordenadora do Idoso faz abertura de seminário

Publicada em 19/03/2015 às 18:37

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Coordenadoria do Idoso, apoiou e participou do Projeto Revolução das Bengalas, promovido pela Associação Preservação da Memória da Companhia Paulista (APMCP), Centro de Educação e Lazer para a Melhor Idade (Celmi) e pela Faculdade Aberta para a Terceira Idade (Fati), da Anhanguera. Este ano, o tema do seminário foi Envelhecimento e Família.

A titular da Coordenadoria, Cláudia Sartori, fez a abertura do seminário, realizado na tarde desta quinta-feira (19), na Faculdade Anhanguera. Para um auditório lotado, Cláudia apresentou o trabalho da Coordenadoria e as ações realizadas desde 2013, quando o órgão foi criado pelo prefeito Pedro Bigardi.

LEIA TAMBÉM
PAT e Coordenadoria se juntam ao INSS para reabilitação
Coordenadoria faz parceria por emprego para deficientes
Coordenadoria de Igualdade Racial ganha novo canal de comunicação

Cláudia Satori falou sobre o trabalho da Coordenadoria do Idoso

Cláudia Satori falou sobre o trabalho da Coordenadoria do Idoso

Segundo ela, com base na estimativa do IBGE para a população de Jundiaí em 2014, a cidade tem em torno de 55 mil idosos (entre 60 e 100 anos). “Essa população forma um segmento heterogêneo, em todos os aspectos, saúde, renda, idade e acesso às oportunidades. Por isso, falamos que é um universo de velhices, no plural, pois existem subgrupos muito diferentes”, disse.

Cláudia destacou que o foco da Coordenadoria é a valorização do envelhecimento e a principal luta é garantir o direto de cada pessoa de envelhecer como ela quer e não como as outras pessoas querem. O que todos querem, destacou a coordenadora, é independência, liberdade e autonomia. “Estamos aprendendo enquanto envelhecemos e isso repercute nas políticas públicas.”

Na avaliação de Cláudia, as pessoas estão envelhecendo e ficando invisíveis. “Precisamos identificar os grupos que estão espalhados pela cidade e torna-los visíveis, tornar os serviços acessíveis.”

Ainda na abertura do evento, os alunos da Fati apresentaram uma peça de teatro sobre o tema envelhecimento. Este foi o segundo seminário do projeto Revolução das Bengalas. Segundo o idealizador do Celmi, Euzébio Pereira Santos, o próximo evento do projeto será sobre o tema envelhecimento e entretenimento, no Centro de Referência do Idoso (Criju). A data ainda será definida.

Em seguida, o público participou das palestras da gerontóloga Flávia Renata Fratezzi, da psicóloga Fernanda Brancoli Gallo, e da advogada Daniela Flausino Negrini. O encerramento foi do idealizador do Celmi, Eusébio Pereira Santos.

Alunos da Fati apresentaram uma peça teatral

Alunos da Fati apresentaram uma peça teatral

Niza Souza
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/19/coordenadora-do-idoso-faz-abertura-de-seminario-sobre-envelhecimento/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original