Jundiaí participa do Fórum dos Gestores de Juventude em Brasília

Publicada em 09/04/2015 às 16:02

A titular da Coordenadoria da Juventude, Narrinam Camargo, participou do Fórum dos Gestores de Juventude, em Brasília, na terça (7) e quarta-feira (8). A reunião faz parte do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

O fórum reuniu mais de 100 gestores municipais de juventude de todo o País, que dialogaram sobre as diretrizes da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), projetos para os próximos anos e também sobre a realização da 3ª Conferência Nacional de Juventude.

LEIA TAMBÉM
Estação Juventude abre como ‘espaço de diálogo’
Jundiaí estará pela primeira vez como expositora na Reatech
Game of Skate será realizado neste domingo (12) no Sororoca

 III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável


III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável

Quem deu início às atividades foram o secretário Nacional de Juventude, Gabriel Medina, o coordenador de Participação e Mobilização da Conferência Nacional de Juventude, Daniel Gaspar, e a chefe de gabinete da SNJ, Rafaela Rodrigues.

Este ano coincidiu de as conferências municipais e estaduais, realizadas de dois em dois anos, ocorrerem conjuntamente com a nacional, realizada de quatro em quatro anos. Esse fator contribuiu para que as políticas públicas para o jovem tenham mais espaço e tempo para serem discutidas, uma vez que a Política Nacional de Juventude depende da atuação direta dos gestores setoriais.

Com base no cronograma definido em Brasília, as atividades devem começar em breve com a realização das pré-conferências. Nesta etapa, mais uma novidade foi apresentada pelo SNJ. Dessa vez, o público poderá participar das reuniões tanto presencialmente quanto via web. Uma plataforma digital está sendo desenvolvida.

“As conferências digitais atendem uma necessidade do jovem moderno, que hoje usa a internet também para reivindicar e exercer sua cidadania, prova disso são os movimentos organizados pela juventude via redes sociais”, disse Narrinam.

Em Jundiaí, os trabalhos já estão em andamento. As pré-conferências devem ocorrer de 1º de maio a 31 de outubro e aguardam a divulgação do Regimento Interno pela SNJ, porém, a coordenadoria já divulga que a Conferência Municipal de Jundiaí está marcada para os dias 15 e 16 de agosto, durante a Semana da Juventude.

Gestores se reuniram para trocar experiencias e planejar próximas ações

Gestores se reuniram para trocar experiencias e planejar próximas ações

Jundiaí em Foco
A inauguração do Estação Juventude nesse sábado (4) também foi bastante comentada durante o encontro. Jundiaí foi a primeira cidade do Estado de São Paulo a estrear o programa e teve uma grande aceitação pelo público e gestores de outros municípios.

“O Estação tem a função de trazer o jovem para o espaço público, e ainda fazer com que esse jovem se sinta em casa. Lá, nós oferecemos diversas oficinas, workshops, ocupações, porém, se a pessoa não quiser realizar nenhuma das atividades que oferecemos neste cardápio, ela ainda pode continuar ali, seja para debater, participar e realizar reuniões de coletivos de juventude ou apenas para se sentir parte de tudo isso”, concluiu Narrinam, reforçando a necessidade de o jovem se sentir parte da cidade onde mora e dos programas públicos direcionados a eles.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/09/jundiai-participa-do-forum-dos-gestores-de-juventude-em-brasilia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original