Estudantes de escola municipal recebem a visita de índios
Publicada em 10/04/2015 às 12:17Uma visita especial encantou alunos e a equipe da Emeb Aparecido Garcia, no Jardim Martins, em Jundiaí, nessa quinta-feira (9). Um grupo de índios da comunidade do Grupo Sabuca, pertencentes à aldeia Kariri Xocó, esteve na escola para mostrar um pouco da cultura indígena. A atividade faz parte da iniciativa da Secretaria de Educação de valorização do ensino, da história e da cultura afro e indígeno-brasileiras.
Os sete índios que participaram da atividade, incluindo duas crianças, estão fixados na região de Campinas. Eles vieram a convite da professora Marcela Pergolizzi. O grupo, desde 1997, percorre instituições de ensino. “Já estivemos em Salvador, Brasília, Rio de Janeiro e agora estamos em São Paulo. O objetivo é mostrar a importância do nosso passado, a história do nosso povo e o presente, como vivemos. Isso é uma missão”, destacou o cacique Pawanã Crody.
LEIA TAMBÉM
Alunos vistoriam escolas e fazem ‘dever de casa’
Exposição Arte/Água é aberta na biblioteca Nelson Foot
Lista de espera em creches cai quase 30%, diz Educação
Jundiaí recebe representantes do Estado para discutir Proeja
Além de promover um bate-papo com as crianças, os índios mostraram danças e cantos típicos. “Eu nunca tinha visto assim de perto. Só vi índio na televisão. Eu adorei, principalmente, a roupa que eles usam e a flecha”, comentou Kauã Passos de Oliveira, do 2º ano, sem tirar os olhos dos visitantes.
Incentivo
Emocionada, a supervisora de ensino Marineide Vilas Boas comentou que desde o início do governo Pedro Bigardi, a Secretaria de Educação tem realizado inúmeras ações junto às escolas para a implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/2004, que incluem o ensino das culturas e da história africana e indígena nas escolas. “É um trabalho que está dando resultado.”
Para a diretora da Emeb, Angela Regina Suhr, a visita especial jamais será esquecida. “Estamos todos encantados e boquiabertos. Essa atividade está superando as expectativas. Sem dúvidas, ela está trazendo muitos benéficos aos alunos. Eles estão vivenciando e aprendendo na prática.”
Roberta de Sá
Fotos: Fotógrafos PMJ
Assista à reportagem da TVE Jundiaí
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original