Serviços Públicos leva o tema resíduos sólidos para a escola

Publicada em 14/04/2015 às 16:53

O que fazer com os resíduos gerados em nossas casas? Como a Prefeitura de Jundiaí lida com essa questão? O que fazer pelo meio ambiente? Essas e muitas outras questões foram temas das palestras do secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, no Colégio Santa Felicidade, nesta terça-feira (14).

No período da manhã, ele falou para 130 jovens do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Já na parte da tarde, o papo foi com 85 alunos do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental. Para ele, a oportunidade de conversar com esse público é única, já que os estudantes podem disseminar esse conhecimento. “Eles levarão o tema para a casa e discutirão com os pais e familiares. Dessa forma, começamos uma mudança cultural, criamos uma massa crítica. Esses são nossos futuros consumidores, que podem cobrar o poder público e indústrias das responsabilidades”, destacou.

LEIA TAMBÉM
Nove de Julho ganha proteção mais resistente
Plano de Drenagem está disponível para consulta
Nos cemitérios, batalha contra a dengue é reforçada
Resíduos Sólidos: Geresol recebe tecnologia da Alemanha

Aguinaldo falou aos alunos sobre o tratamento de resíduos

Aguinaldo falou aos alunos sobre o tratamento de resíduos

E a intenção, segundo o diretor administrativo do colégio, Máximo Luiz Canale, é exatamente essa. “Temos na escola várias frentes de trabalho, com grupos de responsabilidade. Um deles cuida da coleta seletiva. Por isso a conversa com o secretário é essencial.”

Segundo ele, a ideia é que todos tenham noção do que ocorre com o lixo da porta da instituição para fora. “Por isso, vamos levá-los também ao Geresol, assim eles têm uma visão prática do que é feito na cidade.”

Para os alunos, a atividade foi construtiva. “Tenho certeza que nosso trabalho ficará ainda mais completo com essas informações”, comentou Maria Eduarda Lourençon, de 11 anos. Assim como ela, Julia Mantuan também aprovou. “Gostei muito. Com essas informações, podemos ajudar o meio ambiente.”

Jundiaí
Durante a palestra, Aguinaldo explicou como funciona a estrutura da secretaria e destacou projetos em andamento. Além disso, deu um panorama sobre o que é produzido em Jundiaí. “Cada habitante gera em média um quilo de resíduo por dia. São 400 toneladas de resíduos diariamente na cidade, mais 17 mil toneladas de resíduos de construção civil.”

O secretário comentou que atualmente apenas 1% dos resíduos é tratado. “Esse número deveria ser muito maior, porém, por falta de investimentos em estudos e tecnologias, isso não acontece. Precisamos quebrar essa realidade. Muito material pode ser aproveitado e transformado. Por isso, há dois anos, trabalhamos neste processo de mudança em Jundiaí.”

O trabalho tem o foco na Política Nacional de Resíduos Sólidos, que por força de lei deve ser aplicada neste ano pelos municípios brasileiros. Ela obriga as cidades, por exemplo, a tratar os resíduos antes de destiná-los a aterros. Para que dê certo, população e governos precisam fazer sua parte. “É preciso investir em tecnologia e pesquisa. Por isso, a Prefeitura de Jundiaí firmou uma cooperação técnica com a Universidade Técnica de Braunschweig, da Alemanha.”

A parceria, segundo ele, tem como foco promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos científicos e tecnológicos. “Essa instituição pesquisa e estuda resíduos sólidos desde a graduação e passa por pós, mestrado, doutorado e pós doutorado. Eles buscam soluções em parcerias com prefeituras e indústrias“, explicou.

O secretário destacou ainda que o trabalho que o Brasil vai iniciar em 2015, por conta da Política Nacional, já teve início na Alemanha há 30 anos.

Aguinaldo frisou ainda que por meio da cooperação técnica surgiu o programa i-Nopa (Novas Parceriais). “A cidade de Jundiaí está aprendendo, pesquisando e formando mão de obra para esse novo mercado que vai surgir no Brasil, de valorização dos resíduos. A Prefeitura está empenhada nisso.”

Luana Dias
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/14/servicos-publicos-leva-o-tema-residuos-solidos-para-a-escola/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original