Alemães se encantam com a Serra do Japi
Publicada em 11/06/2015 às 19:13Uma rápida trilha na Serra do Japi, na manhã desta quinta-feira (11), foi suficiente para encantar os visitantes da Alemanha, que visitaram o local ao lado do secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite. Eles estão na cidade para testes de tecnologias no Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e também participaram do 3º Congresso Técnico Brasil-Alemanha, encerrado nesta quarta (10).
“É muito bom ver que Jundiaí preserva sua reserva biológica e mostra isso às crianças, com o trabalho de educação ambiental. Elas são o futuro e precisam entender que isso precisa ser protegido”, comentou o proprietário da empresa alemã UTV, Franz Vogel.
Conheça o programa Nossa Serra e marque uma visita
LEIA TAMBÉM
Prefeito conhece tecnologias alemãs no Geresol
Congresso Brasil-Alemanha é encerrado com aprendizado e novos desafios
O engenheiro sanitarista, prefeito de Deutsch Evern, na Alemanha, e diretor da autarquia GFA, Hubert Ringe elogiou a beleza da Serra. “Adorei o passeio. A paisagem me lembrou a natureza do Rio Negro, que conheci em 2009. É muito bom saber que a natureza aqui é protegida e que a Prefeitura está preocupada com essa questão.”
Também acompanharam o passeio o representante da empresa UTV no Brasil, Marco Aurélio Salvaro Souza, e o representante da GFA, Jörn Isemberg.
Aguinaldo Leite destacou que a ideia de apresentar a Serra veio do fato de mostrar que, além da preocupação na gestão dos resíduos sólidos, a cidade também cuida da reserva. “Cuidar da Serra é cuidar do meio ambiente. E a questão do tratamento adequado para os resíduos faz parte disso.”
O diretor de meio ambiente da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Flávio Gramolelli Junior, explicou aos visitantes as atividades do programa Nossa Serra e toda a estrutura da reserva, que tem de território cerca de 350 m².“A mata atlântica é reconhecida internacionalmente como uma das áreas mais relevantes em termo de biodiversidade. E a Alemanha tem grande preocupação com essa questão, inclusive tem histórico de ações de preservação. Por isso, para nós, é uma honra poder apresentar a Serra a esse público.”
Durante a conversa com os visitantes, ele explicou que uma nova espécie de rã e uma aranha conhecida como ‘aranha zumbi’ foram identificadas na Serra.
Os visitantes também conheceram a base ecológica da Serra.
Luana Dias
Fotos: Paulo Grégio 
- 
				 23/10/2025 
				
					 Fundação Serra do Japi apoia pesquisa de avaliação da qualidade do solo em áreas verdes de Jundiaí Fundação Serra do Japi apoia pesquisa de avaliação da qualidade do solo em áreas verdes de Jundiaí
- 
				 17/10/2025 
				
					 Base Ecológica da Serra do Japi amplia colaborações com instituições de pesquisa internacionais em 2025 Base Ecológica da Serra do Japi amplia colaborações com instituições de pesquisa internacionais em 2025
- 
				 14/10/2025 
				
					 Prefeitura de Jundiaí amplia ações de educação ambiental com projeto de avistamento de aves Prefeitura de Jundiaí amplia ações de educação ambiental com projeto de avistamento de aves
- 
				 08/10/2025 
				
					 Pesquisa na Serra do Japi registra mais de 20 mil borboletas e revela riqueza da biodiversidade Pesquisa na Serra do Japi registra mais de 20 mil borboletas e revela riqueza da biodiversidade
Baixe as fotos desta notícia na resolução original



