Centro Caminhável prepara oficinas de parklets
Publicada em 15/06/2015 às 18:27Depois da movimentada oficina de mobiliário urbano no sábado (13), a Prefeitura de Jundiaí prepara, dentro do projeto Urbanismo Caminhável, no Centro, as oficinas de “parklets” para a tarde de sexta-feira (19) e para a manhã de sábado (20), no mesmo local da base no contêiner-oficina na praça Governador Pedro de Toledo, no Largo da Matriz. A participação é aberta a todos os interessados e será realizada pelo Instituto Mobilidade Verde, Zoom Urbanismo, Escritório Thaísa Froes e Contain (it).
“É uma metodologia de aprendizado, de mudanças no olhar de técnicos e moradores sobre a cidade buscando uma escala mais humana como orientado pelo prefeito Pedro Bigardi”, afirma a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti.
CONHEÇA MAIS SOBRE O PROJETO URBANISMO CAMINHÁVEL
LEIA TAMBÉM
Seminário discute questão da moradia em Jundiaí
Empresa criada na Fatec faz passeio por ‘terras dos irmãos Arens’
Mutirão de voluntários faz limpeza em trecho do rio Jundiaí-Mirim
Os parklets são uma espécie de mini-praças que podem ser criadas no espaço de uma ou duas vagas de estacionamento, ampliando o fluxo de pedestres por determinado trecho pela oferta de conforto. Ainda sem locais definidos, possuem duas experiências a ser testadas como previsto no projeto custeado por contrapartida privada.
As oficinas serão das 15h às 17, na sexta-feira (19), e das 10h às 12h, no sábado (20), e devem contar com a orientação de Guilherme Ortenblad, de Thaísa Froes e de Lincoln Paiva, um dos pioneiros dessa metodologia no País.
Reversão de rumos
Na oficina de sábado (13) sobre mobiliário urbano, a proposta mostrou aos participantes que é possível reverter os riscos de degradação do espaço público coletivo com intervenções planejadas. Um dos testes, usando madeira autoclavada, transformou os bancos de cimento chamados popularmente de “antimendigos” em bancos mais confortáveis com apoio para braços e costas.
No método, chamado de prototipagem, as intervenções são temporárias e avaliadas posteriormente pelos moradores e técnicos de forma participativa antes de uma implantação definitiva. Também foi criada uma mesa coletiva para uso de frequentadores da praça, analisada anteriormente em uma oficina de leitura sociocomportamental.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Fotógrafos PMJ
-
19/06/2024
COMDEMA convoca entidades interessadas em compor Conselho pela sociedade civil
-
15/03/2024
DEBEA incentiva adoção de PETs com deficiência
-
03/12/2023
Prefeitura vai plantar mais de 6 mil árvores nas margens do Rio Jundiaí
-
17/10/2023
Jundiaí segue com orientações para prevenir a febre maculosa
Baixe as fotos desta notícia na resolução original