Plano Municipal de Segurança tem aprovação da população
Publicada em 18/06/2015 às 15:02A audiência pública sobre o Plano Municipal de Segurança e Cidadania realizada na noite dessa quarta-feira (17), na Emeb Prof. Geraldo Pinto Duarte Paes, no Jardim Ermida II, encerrou um ciclo de 20 audiências que abrangeu todas as regiões da cidade, com a participação de cerca de 2.400 pessoas de vários segmentos da sociedade. A iniciativa, promovida pela Prefeitura por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), teve como objetivo apresentar o plano para a população e ouvir sugestões e demandas sobre o tema.
O coordenador especial do GGIM, José Carlos Pires, fez um balanço positivo da ação. “A participação popular nas audiências foi surpreendente, as pessoas aprovaram o plano e contribuíram com sugestões valiosas. Como várias ações do governo Pedro Bigardi, este é um plano construído com a participação da sociedade”, destacou Pires.
LEIA TAMBÉM
Plano de Segurança chega à região da Ponte São João
Serviços Públicos faz poda de árvores no Anhangabaú
Forças de segurança vão atuar nos 59º Jogos Regionais
Constituído de 10 desafios e 35 metas, o Plano Municipal de Segurança e Cidadania deve incorporar sugestões coletadas nas audiências. Entre elas, já confirmada como nova meta, está a realização de operações especiais conjuntas com as forças de segurança e Prefeitura no combate a atividades e eventos ilegais, a exemplo dos pancadões, festas irregulares, ferro velho irregular, entre outros.
O coordenador do GGIM esclarece ainda que várias metas estão em curso, como a criação do Conselho Municipal de Segurança e Cidadania e do Fundo Municipal, articulação das forças de segurança e administração municipal, reurbanização e construção de moradias populares nos bairros São Camilo, Jardim Novo Horizonte e Vila Ana, implantação de novos equipamentos esportivos e de lazer.
Sugestões enviadas pelos munícipes também já estão em execução, como melhorias na iluminação pública e sinalização e fiscalização de trânsito. “As demandas levantadas nas audiências serão avaliadas e podem ser incorporadas no plano”, afirmou.
Vetor Oeste
Com foco no Vetor Oeste, a 20ª audiência contou com a participação de moradores, empresários, comerciantes, vereadores e representantes do Conseg da região. Para Dirceu Cardoso, presidente do Conseg Japi, o Plano de Segurança representa uma grande reforma e resgate dos valores da segurança pública. “O Vetor Oeste é uma região que está crescendo vertiginosamente e o plano vem ao encontro deste crescimento, pois vai favorecer a prosperidade dos moradores e comerciantes”, salientou.
Na opinião de Eduardo Krause, responsável pela proteção patrimonial de uma grande empresa instalada na região, o debate com a comunidade sobre segurança é fundamental. “Ouvir os segmentos da sociedade e suas demandas contribui muito para a melhoria da segurança, nestas audiências surgem ideias simples que podem ajudar muito.”
Morador da região, o vereador Paulo Malerba também levou sua contribuição para a audiência. “Cada região tem demandas diferentes e ouvir a comunidade é fundamental para construir um bom plano. É ela que conhece os problemas e expectativas não só em relação à segurança, mas também saúde, educação e outras áreas.”
Morador do Eloy chaves há 22 anos, Maurício Caumo, 58 anos, aprovou a iniciativa. “É uma medida correta da Prefeitura chamar a população para debater segurança, não adianta cobrar e não participar.”
Também participaram da audiência o vereador Rafael Purgato, o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, o diretor presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Mônaco, e o coordenador da Defesa Civil Eduardo Luiz Carbonari.
Viviane Rodrigues
Fotos: Dorival Pinheiro Filho
-
12/03/2024
Gabinete de Gestão Integrada reforça ações para Segurança Pública em Jundiaí
-
26/02/2020
Carnaval de Jundiaí tem balanço positivo, com nenhuma ocorrência grave registrada
-
10/02/2020
Carnaval contará novamente com monitoramento do Comitê Integrado
-
09/05/2019
Segurança: trabalho integrado e inteligente garante bons resultados
Baixe as fotos desta notícia na resolução original