Simpósio sobre Patrimônio debate temas no âmbito da preservação
Publicada em 23/07/2015 às 16:33O 3º Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial promovido pela Secretaria de Cultura, por meio da Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural, marcado entre os dias 26 e 29 de agosto, no Complexo Fepasa, vai abordar diversos temas no âmbito da preservação do patrimônio histórico, desde a legislação que garante que imóveis históricos sejam preservados, às intervenções que podem ser feitas de aspecto contemporâneo, o cenário de preservação ao longo da história, entre outros.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Este tipo de tratativa começou a ser discutida desde os estragos feitos após a Revolução Francesa e a Revolução Industrial para garantir que imóveis históricos não fossem destruídos. Atualmente, é sistematizado em escala mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e nacionalmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
LEIA TAMBÉM
Globo da Morte é atração no Encontro de Motociclistas
Ponte Torta é finalista de prêmio nacional em Brasília
Cia. de Teatro participa de treinamento da Guarda Municipal
‘Bumbo do Japi’ recebe o cantor Emerson Pessoa no domingo (26)
“Jundiaí vive um novo momento em sua política de preservação, dialogando com diversos setores da sociedade, tornando o debate mais amplo e colocando em prática ações que visam à preservação e à restauração de seus bens materiais”, analisa o diretor de Patrimônio Histórico e Cultural, Donizetti Pinto.
Exemplo disso é a Ponte Torta, cujo processo de restauração e zeladoria entrou para a etapa final do Prêmio Rodrigo Melo Franco do Iphan, representando o Estado de São Paulo na categoria de iniciativas de excelência em técnicas de preservação e salvaguarda do patrimônio cultural, que visa valorizar e promover iniciativas de excelência em preservação e salvaguarda, envolvendo identificação, reconhecimento e salvaguarda; pesquisas; projetos, obras e medidas de conservação e restauro.
Nomes como do arquiteto Toninho Sarasá, que coordenou o projeto da Ponte Torta, e do professor doutor Pier Paolo Bertuzzi Pizzolato, coordenador do curso de arquitetura da Unip (Universidade Paulista) de Jundiaí, estão confirmados para o simpósio. Eles vão falar sobre as ações na Ponte Torta e intervenções contemporâneas em imóveis históricos, respectivamente.
Os workshops estão marcados para a quinta-feira (27 de agosto), sobre a Ponte Torta, às 8h, e sobre intervenções contemporâneas, às 9h, na Sala dos Relógios no Complexo Fepasa, dentro da programação do simpósio. “O intuito do simpósio é enriquecer o debate feito em Jundiaí sobre o tema da preservação do patrimônio e nomes como o do Toninho e do Pier colaborarão muito com isso”, destaca Donizetti.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original