‘Bumbo do Japi’ faz mais uma roda de samba neste domingo (23)

Publicada em 18/08/2015 às 15:30

Edições da Roda de Samba são marcadas por participações especiais e canções autorais

Edições da Roda de Samba são marcadas por participações especiais e canções autorais

A quinta “Roda de Samba do Bumbo do Japi: contando e cantando o samba paulista” será neste domingo (23), no Barracão Cultural Capoeira Idalina, às 16h, com entrada gratuita. A proposta desta vez foca na apresentação de sambas autorais dos jundiaienses, junto à tradicional conversação sobre os estudos do samba paulista. A iniciativa conta com o apoio da Diretoria de Ação Comunitária da Secretaria de Cultura.

João Fernandes, um dos fundadores do grupo, comentou os resultados das edições anteriores. “Está sendo ótimo. Todas as edições até agora, só enriqueceram o ‘Bumbo’. Somos gratos a todos que já participaram, inclusive aos convidados especiais que incrementam nossas rodas”, disse o músico.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí transforma Casa Rosa em patrimônio histórico
Violonista Daniel Murray faz apresentação gratuita na Pinacoteca
Oficina de teatro para idosos no Jardim Guanabara ainda tem vagas

Ele ainda completou ao elogiar o apoio do poder público. “Tem sido um sucesso também porque a Secretaria de Cultura nos ajuda em 90% do trabalho”, ressaltou João.

O secretário de Cultura, Tércio Marinho, destacou a preocupação da atual administração em valorizar e abrir espaço para a cultura popular. “Os sambistas da cidade reivindicavam um espaço para sua valorização e a Secretaria de Cultura apoiou a iniciativa desde o começo através de um diálogo com os interessados, o que permitiu até hoje as realizações mensais das rodas de samba no Barracão Idalina.”

História
O grupo fez sua estreia oficial em 7 de dezembro de 2014 (Dia Nacional do Samba), em uma iniciativa da Diretoria de Ação Comunitária pela Secretaria de Cultura. Também se apresentou no dia 12 de dezembro, junto com a Orquestra Municipal de Jundiaí, em uma apresentação mista de erudito e popular, na programação especial de 2014, que comemorava os 103 anos do Teatro Polytheama.

Em 2015, o Bumbo do Japi levou para a 32° Festa da Uva e 3ª Expo Vinhos seu repertório diversificado desde Adoniran Barbosa, artista que morou em Jundiaí, a músicas de Paulo Emílio Vanzolini, famoso compositor de “Volta por cima”.

O Barracão Cultural de Capoeira Idalina fica na Travessa General Martins Francisco Cruz, 96, Vila Vilma, Anhangabaú (próximo ao Parque da Uva). Mais informações: (11) 4521–1430 ou (11) 4521–6922.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/18/bumbo-do-japi-faz-mais-uma-edicao-da-roda-de-samba-neste-domingo-23/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original