Jundiaí valoriza cultura erudita em agenda cultural

Publicada em 21/08/2015 às 17:26

Maestro João Carlos Martins passou pelo Polytheama em junho de 2015

Maestro João Carlos Martins passou pelo Polytheama em junho de 2015

O Teatro Polytheama tem sido palco das mais belas apresentações do meio clássico ao receber inúmeros representantes do movimento, dentro da tríplice artística: música, dança e artes cênicas. Só neste ano, mais de 13 atrações já passaram pelo teatro e rechearam a programação com a difusão gratuita da cultura erudita.

Nomes como mestre João Carlos Martins, Cisne Negro Cia. de Dança, “Ausência”, com Luís Melo, Companhia de Ópera Curta, Orquestra Jovem Tom Jobim, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, entre outros, apresentaram seus respectivos talentos na agenda especialmente trabalhada para o período pós-reforma do Polytheama, que passou por melhorias, com a aplicação de verniz antichamas em todo madeiramento (presente nas paredes, chão e teto) e reforma do telhado, de janeiro a março, quando voltou à ativa.

LEIA TAMBÉM
Centro é palco de diversas atrações neste sábado (22)
Jundiaí transforma Casa Rosa em patrimônio histórico
‘Casa das Letras e Artes’ será inaugurada neste sábado (22)
Contação de histórias comemora mês do folclore no Solar do Barão

A diretora de Teatros, Heloísa Oliveira, frisou a importância do fomento à cultura erudita. “Essas atrações que passaram pelo Polytheama são uma boa referência para a população e servem de espelho aos artistas locais”, disse. “Mais de 40 mil pessoas já prestigiaram os espetáculos no Teatro, desde a abertura em março até a última contagem no mês de julho.”

O secretário de Cultura, Tércio Marinho, falou sobre o retorno positivo das apresentações. “Os espetáculos permitiram a popularização do Teatro. Nós percebemos um aumento significativo na frequência do público para esse meio. Essa parcela de espetáculos traz prestígio à programação do Polytheama”, finalizou Tércio.

Violinista, Alessandro Borgamanero, é convidado especial da OMJ

Violinista, Alessandro Borgamanero, é convidado especial da OMJ

Mais Erudito
A Orquestra Municipal de Jundiaí faz apresentação especial no sábado (29), às 20h30, no Polytheama, com o solista convidado Alessandro Borgomanero, renomado violinista italiano. O repertório da apresentação vai se dividir em duas obras clássicas e duas obras contemporâneas.

Entre os títulos do concerto estarão: “Divertimento em Mi bemol”, de Joseph Haydn; “From my window”, de João Guilherme Ripper; “Desafio III”, de Marlos Nobre; e “Concerto em Ré menor para violino”, de Felix Mendelssohn.

Claudia Feres, regente da Orquestra, comentou que tem grande expectativa para a apresentação. “Espero, com a escolha do repertório, trazer para nosso público a tradição e a inovação num mesmo programa. Alessandro Borgomanero é um violinista muito requisitado no Brasil e no exterior, com uma enorme experiência e muita musicalidade”, comentou a regente.

Heloísa ressaltou a importância dos convidados na programação da Orquestra Municipal. “Além do corpo fixo da orquestra, sempre convidamos os solistas que são músicos de destaque no cenário erudito brasileiro. A proposta é sempre conversar com outros gêneros da música, transitando até pelo popular.”

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/21/jundiai-valoriza-cultura-erudita-em-agenda-cultural/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original