Secretaria de Cultura promove palestra sobre patrimônio imaterial
Publicada em 04/11/2015 às 12:54A Secretaria de Cultura, em parceria com a Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural, realiza na próxima terça-feira (10), a partir das 19h, na Casa das Letras, a palestra “O que é Patrimônio Imaterial?”, com a pesquisadora Alessandra Ribeiro. Liderança do Jongo Dito Ribeiro (dança de roda de origem africana), de Campinas, ela tem atuado como defensora das políticas de salvaguarda em todos níveis: nacional, estadual e municipal.
LEIA TAMBÉM
Prefeitura prepara eventos natalinos com concursos
Virada Coletiva vai ter mais de 40 atrativos em novembro
Cultura comemora a abertura de registro de bens imateriais
Segundo o diretor de Patrimônio Histórico e Cultural, Donizetti Aparecido Pinto, o evento tem como proposta esclarecer sobre o Patrimônio Imaterial, tema da lei 564/2015, recém-sancionada pelo prefeito Pedro Bigardi. “É importante que os principais atores da questão estejam cientes da importância do registro de suas ações como Patrimônio Imaterial. Com a nova política regulamentada, fica como incumbência do poder público atuar de forma pedagógica perante a sociedade civil”, afirma o diretor.
Em Jundiaí, a Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural já trabalha no registro de bens imateriais da cidade. O evento complementa parte do processo estabelecido na implementação da Lei. “Recebemos a demanda via Câmara Municipal, por se tratar de uma questão importante para a sociedade jundiaiense e, com a sanção do Executivo, agora é nossa obrigação fazer o processo acontecer”, analisa o Secretário de Cultura, Tércio Marinho.
A Palestrante
Alessandra é especialista na área de estudos da África e Cultura Afro pela PUC Campinas desde 2005, instituição pela qual é formada em História, com um Trabalho de Conclusão de Curso sobre a manifestação do jongo e suas representações nas produções audiovisuais. É mestre pela PUC – Campinas com a dissertação “Requalificação Urbana: A Fazenda Roseira e a Comunidade Jongo Dito Ribeiro”. Atualmente é doutoranda, com pesquisa sobre as Matrizes Africanas em Campinas, também pela PUC.
A palestra é aberta ao público geral. A Casa das Letras fica na rua Rangel Pestana, 456, Centro
Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo Pessoal/Vânia Feitosa
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original