Prefeito lança nova etapa do Circuito do Esporte com flag footbal

Publicada em 06/11/2015 às 15:18

O prefeito Pedro Bigardi e o secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes, lançaram nesta sexta-feira (6) mais uma modalidade para o Circuito do Esporte, em reunião no auditório do Paço Municipal. O programa tem como objetivo democratizar as atividades esportivas, descentralizar e tornar acessível para a população atividades até então não muito praticadas na cidade.

CONFIRA AS FOTOS

Bigardi reforçou a importância da prática de esportes destacou a relevância do Circuito. “Esporte é relação humana, lazer, saúde, inclusão e integração. Além de exercitar o corpo, ensina o respeito ao próximo e a disciplina. Boa sorte nessa nova etapa e que possamos ter atletas dedicados, mas acima de tudo que essas atividades permaneçam e mudem a vida das pessoas”, concluiu.

A aposta dessa vez para a 6º etapa do Circuito é o Flag Footbal, uma ramificação do futebol americano. Neste sábado (7), às 14h, vai ser realizada a aula inaugural da modalidade no Centro Esportivo Francisco Dal Santo, na Vila Rami para crianças de 10 a 16 anos. “Essa iniciativa segue o plano de governo da nossa administração, de descentralizar as práticas esportiva e atrair a população para dentro dos espaços públicos. A popularização das modalidades leva de forma democrática para as munícipes atividades que muitos talvez não teriam condições de praticar, por conta do alto custo dos materiais e que agora se aproximam dos jundiaienses pelos centros esportivos”, disse o secretário da pasta, Cristiano.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí é eleita 2ª melhor em desenvolvimento social
Festival Especial de Natação movimenta piscina do Bolão
Esef promove 10º Congresso de Educação Física de Jundiaí
Tênis de Mesa conquista 8 medalhas em Campeonato da CBTM

A novidade foi anunciada em reunião no Paço Municipal

A novidade foi anunciada em reunião no Paço Municipal

A modalidade
As atividades de Flag Footbal vão ser monitoradas pelo professor Luciano Santos, presidente do time Jundiaí Flag Footbal. “Agradeço a Prefeitura pela oportunidade de divulgar e levar para toda a população a pratica do flag. Esse é um esporte abrangente. Podem participar pessoas de todos os tipos físicos. Além disso, ensina o compromisso, pensamento lógico, disciplina e amizade”, disse Luciano.

A modalidade segue as mesmas regras do esporte tradicional, porém, os jogadores não usam todos os equipamentos utilizados no Full Pad, vertente mais conhecida. O uniforme conta com camisetas, bermudas, chuteiras para campo e uma fita, a flag, presa à cintura. Na partida, se um jogador puxar a flag do portador da bola, o lance é interrompido. Essa dinâmica faz com que não haja tanto impacto durante a partida conservando a integridade dos atletas.

Lucas Casanova, integrante do time adulto do Jundiaí Flag Footbal falou sobre a importância da divulgação para quebra do preconceito. “Me sinto realizado em ver que a modalidade que pratico está crescendo no país e na minha cidade. Isso é muito importante para as pessoas conhecerem corretamente o futebol americano e suas vertentes, como o flag, e verem que muito além da força física existe o pensamento tático e o respeito pelo outro”, concluiu.

Participaram do anúncio crianças, mães e professores da ginástica artística.

O Circuito
O pontapé inicial do projeto foi dado em 2013, com a modalidade tênis de campo. Em seguida, foram inclusos o jiu-jitsu, a capoeira, o muai thai e o stand up paddle. Todos contam hoje com escolinhas de iniciação fixas na grade esportiva da cidade e são totalmente gratuitos para a população.

Assessoria de Imprensa
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/06/pedro-bigardi-lanca-nova-etapa-do-circuito-do-esporte-com-flag-footbal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original