Sonho de vestir farda da GM está próximo de virar realidade

Publicada em 22/01/2016 às 15:17

Três meses após serem chamados para o curso de capacitação e formação de guardas municipais, os 60 alunos que pleiteiam vagas para fazer parte da corporação de Jundiaí iniciaram o período de aulas práticas. Essa etapa final de preparação é considerada essencial.

Anteriormente os candidatos tiveram aulas teóricas de conteúdo normativo, que oferecem conhecimento em várias áreas de interesse, como direito penal, processual, meio ambiente, estatuto do desarmamento, lei de drogas, direitos humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca), entre outras.

LEIA TAMBÉM
Câmeras trazem mais segurança à Festa da Uva 2016
GM abre as portas do Centro de Monitoramento para visitação
Prefeito Pedro Bigardi participa da posse de novo delegado militar

Futuros GMs iniciam treinamento prático depois de meses na sala de aula

Futuros GMs iniciam treinamento prático depois de meses na sala de aula

Agora os futuros guardas vivenciam as atividades táticas, como treinamento para condução de viaturas, ordem unida, defesa pessoal, comunicação de rádio digital, condicionamento físico, emprego de armamento letal e não letal.

Os alunos ainda vão passar por treinamento em mata, já que alguns deles vão reforçar a Divisão Florestal. Neste período, o efetivo vai ter curso específico de legislação ambiental.

O grupo já participa de aulas de manejos com pistola calibre 380, revólver calibre 38 e arma longa, como a de calibre 12, em estande de tiro. Cursos de abordagem a veículos, a indivíduos, controle de distúrbios, postura de combate no controle de tumulto, entre outras atividades voltadas à segurança pública também já foram cumpridos dentro da grade curricular pré-estabelecida.

Atividades têm previsão para terminar no més de março e os formandos reforçarão o efetivo

Atividades têm previsão para terminar no més de março e os formandos reforçarão o efetivo

O curso de formação tem 800 horas/aula. A duração é de cinco meses com aulas teóricas e práticas nas dependências da Faculdade Pitágoras, 12º GAC, entre outros parceiros.

“Procuramos atender o que dispõe a legislação que disciplina a atuação das guardas municipais, conforme estabelece o Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça”, explica o comandante da Guarda, José Roberto Ferraz.

Por meio da proposta de integração com demais corporações que fazem parte do Aglomerado Urbano, alunos das guardas municipais de Jarinu, Itupeva e de Campo Limpo Paulista também participam do treinamento.

O término do curso, que é eliminatório, está previsto para o mês de março. Os alunos que estiverem aptos vão tomar posse como GM ainda no início do mês e já vão ser designados, conforme competência e atribuições da corporação, para atividades de fiscalização e proteção dos bens, serviços e instalações do município, bem como para atividades na prevenção primária da violência e da criminalidade.

Os alunos de Jundiaí recebem no período de curso uma bolsa no valor de 80% do salário base de um guarda. O Centro de Instrução e Formação da GM é coordenado pelo subinspetor Denis Berni.

Atualmente a Guarda Municipal conta com efetivo de 337 guardas. Já foram incorporados 68 novos guardas em 2015 e, em 2016, vão ser mais 60, com a previsão de contratação de mais 20 guardas, totalizando 531 guardas quando o efetivo da GM estiver completo.

Luciano Guerino
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/01/22/sonho-de-vestir-farda-da-gm-esta-proximo-de-virar-realidade/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original