Palestra da Semana do Consumidor lota auditório da Unip

Publicada em 18/03/2016 às 13:59

O anfiteatro da Universidade Paulista (Unip), em Jundiaí, ficou pequeno na noite de quinta-feira (17), quando a palestra “Direitos e Deveres do Consumidor Bancário” atraiu a atenção de mais de 400 alunos da instituição. O evento fez parte da programação da 4ª Semana do Consumidor, criada e organizada pelo Procon de Jundiaí.

Durante pouco mais de 40 minutos, o coordenador do Núcleo de Superendividamento do Procon da Barra Funda, Diógenes Donizette, explicou a origem das dívidas das famílias brasileiras, as armadilhas criadas pelo sistema bancário e os direitos de um superendividado junto à instituição bancária.

LEIA TAMBÉM
Idosos participam de oficina na Semana do Consumidor
Crianças prestigiam peça dentro da ‘Semana do Consumidor’

Adilton Garcia falou sobre ações do Procon Jundiaí

Adilton Garcia falou sobre ações do Procon Jundiaí

Na abertura do encontro, o coordenador da instituição em Jundiaí, Adilton Garcia, lembrou que uma das principais bandeiras da Semana do Consumidor é “prover uma relação mais justa entre consumidores, distribuidores, fornecedores e fabricantes”. Adilton ainda lembrou de algumas ações pontuais que fizeram do Procon de Jundiaí um dos mais bem-sucedidos em todo Estado, com a “Caminhada do Procon” e o “Procon Móvel”, que estava estacionado na entrada da faculdade e chegou, até, a atender alguns alunos que buscavam informação.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO ‘PROCON NOS BAIRROS’

Há 19 anos com atuação em Procons, Diógenes acende o sinal vermelho e crava: “A atual situação é muito desconfortável. Ao menos 50% das famílias brasileiras estão endividadas ou apresentam alguma dificuldade na gestão dos recursos financeiros. Acrescidos os ingredientes crise e desemprego, a situação é ainda mais delicada.”

A receita da nitroglicerina econômica é simples: linhas de crédito em abundância, pouca educação financeira, sociedade pautada no modelo extravagante de consumo e, por fim, as mais altas taxas de juros do mundo. A bomba está montada.

Unidade móvel foi elogiada por Diógenes

Unidade móvel foi elogiada por Diógenes

“São diversos os vilões. O cartão de crédito e o cheque especial vêm sempre em primeiro lugar, mas é importante lembrar as taxas praticadas em empréstimos consignados para o funcionalismo e aposentados”, alerta Diógenes. Para o especialista, o modelo de “bancarização” da atualidade até pode oferecer vantagens para quem tem a cultura da poupança. Do contrário, pode ser “a beira do precipício”.

“E geralmente um banco sempre oferece uma nova linha de crédito para que o consumidor quite dívidas anteriores, aumentando a bola de neve. Para frear esse fenômeno, só mesmo a educação financeira sobre o consumo, o que é sempre desafiador frente a tantos e sedutores convites à compra”, finaliza.

Audiência atenta
Com todos os lugares tomados, restou o chão acarpetado lateral do auditório para que as amigas do 5º semestre do curso de Direito, Jéssica Catarino, Nádia de Souza, Talita Cristina Pereira e Flávia Regina de Souza, se acomodassem. “Conhecemos o palestrante, ele já veio aqui e é ótimo”, confirma Jéssica.

“Achamos a iniciativa sensacional. Vale pelo conhecimento, não apenas como estudantes de Direito, mas como consumidores que somos”, ratifica o grupo das meninas.

Thiago Secco
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/18/palestra-da-semana-do-consumidor-lota-auditorio-da-unip/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original