Estação Juventude completa um ano com mais de 100 cursos
Publicada em 04/04/2016 às 16:53Há um ano, um dos prédios das antigas oficinas da Companhia Paulista, no Complexo Fepasa, foi inaugurado como um novo espaço voltado para jovens. Em pouco tempo, o Estação Juventude (EJ) transformou-se em um ambiente para aprendizado, com várias oficinas gratuitas; diversão, com os eventos; cultura, com materiais disponíveis; e também acesso às políticas públicas.
Organizado em Jundiaí pela Coordenadoria da Juventude, o espaço já recebeu mais de 100 oficinas gratuitas em áreas como arte, cultura, comunicação, dança, educação, esporte, fotografia, gastronomia, moda, profissionalização, serigrafia e teatro, destinadas a jovens de 15 a 29 anos.
Ações com o Estação Juventude tiveram início em dezembro de 2013, quando Narrinam Camargo, titular da Coordenadoria, participou do 1º Encontro Nacional de Gestores de Juventude, em Brasília. Agora, com o programa em andamento, o objetivo é conseguir atender a juventude na pluralidade.
LEIA TAMBÉM
Coordenadoria da Juventude homenageia Castelo Rá-Tim-Bum
Coordenadorias e shopping fazem campanha de conscientização
Fórum de sexualidade na adolescência lança novo olhar sobre tema
“O EJ faz a diferença na vida dos jovens todos os dias. Deixou de ser um sonho da nossa equipe, e passou a ser uma oportunidade real de desenvolvimento para a juventude da cidade toda. Hoje temos uma série de atividades que visam desenvolver o jovem e apoiá-lo nesta trajetória para a vida adulta, como a busca do primeiro emprego e ter ensino superior de qualidade”, destaca a coordenadora.
Natalie Regina Monteiro, de 19 anos, que participou do cursinho pré-vestibular do EJ, é um exemplo de como o espaço pode interferir positivamente na vida dos jundiaienses. A jovem passou em vestibulares muito concorridos no Brasil: o da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp).
“Eu esperava um cursinho normal, mas as aulas são diferentes. Os professores incentivam nossa participação e procuram sempre utilizar mídias diferentes, como leitura, músicas e filmes para ilustrar o que explicam. Isso influenciou inclusive na profissão que pretendo seguir, que é professora”, disse Natalie.
A intenção da Coordenadoria é diversificar ainda mais a programação de cursos gratuitos para atingir o desenvolvimento dos jovens em sua trajetória de autonomia. Além disso, desde o início do programa, o órgão conta com espaços para que os próprios jovens deem sugestão do que querem ver do EJ.
Próximos eventos
Um dos eventos no Estação Juventude que mais chamou a atenção dos jovens jundiaienses vai ganhar sua segunda edição. O Estação Geek, que reúne diversas atrações em comemoração ao Dia do Orgulho Nerd, vai ser em maio. Mais informações serão divulgadas em breve pela Coordenadoria.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
20/05/2025
Sala de cinema do Expressa recebe oficina gratuita sobre roteiro neste sábado (24)
-
12/05/2025
Jundiaí realiza Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial
-
24/04/2025
Agenda cultural traz espetáculos com a Cia. Jovem de Dança, caminhada mediada no Centro, exibições audiovisuais, exposições e muito mais
-
23/04/2025
Pontos MIS: Espaço Expressa recebe oficina gratuita sobre efeitos especiais no Cinema
Baixe as fotos desta notícia na resolução original