Estação Juventude completa um ano com mais de 100 cursos

Publicada em 04/04/2016 às 16:53

Há um ano, um dos prédios das antigas oficinas da Companhia Paulista, no Complexo Fepasa, foi inaugurado como um novo espaço voltado para jovens. Em pouco tempo, o Estação Juventude (EJ) transformou-se em um ambiente para aprendizado, com várias oficinas gratuitas; diversão, com os eventos; cultura, com materiais disponíveis; e também acesso às políticas públicas.

Organizado em Jundiaí pela Coordenadoria da Juventude, o espaço já recebeu mais de 100 oficinas gratuitas em áreas como arte, cultura, comunicação, dança, educação, esporte, fotografia, gastronomia, moda, profissionalização, serigrafia e teatro, destinadas a jovens de 15 a 29 anos.

Ações com o Estação Juventude tiveram início em dezembro de 2013, quando Narrinam Camargo, titular da Coordenadoria, participou do 1º Encontro Nacional de Gestores de Juventude, em Brasília. Agora, com o programa em andamento, o objetivo é conseguir atender a juventude na pluralidade.

LEIA TAMBÉM
Coordenadoria da Juventude homenageia Castelo Rá-Tim-Bum
Coordenadorias e shopping fazem campanha de conscientização
Fórum de sexualidade na adolescência lança novo olhar sobre tema

EJ fica na Avenida União dos Ferroviários, 1600, Complexo Fepasa

EJ fica na Avenida União dos Ferroviários, 1600, Complexo Fepasa

“O EJ faz a diferença na vida dos jovens todos os dias. Deixou de ser um sonho da nossa equipe, e passou a ser uma oportunidade real de desenvolvimento para a juventude da cidade toda. Hoje temos uma série de atividades que visam desenvolver o jovem e apoiá-lo nesta trajetória para a vida adulta, como a busca do primeiro emprego e ter ensino superior de qualidade”, destaca a coordenadora.

Estação Geek vai ter sua segunda edição

Estação Geek vai ter sua segunda edição

Natalie Regina Monteiro, de 19 anos, que participou do cursinho pré-vestibular do EJ, é um exemplo de como o espaço pode interferir positivamente na vida dos jundiaienses. A jovem passou em vestibulares muito concorridos no Brasil: o da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp).

“Eu esperava um cursinho normal, mas as aulas são diferentes. Os professores incentivam nossa participação e procuram sempre utilizar mídias diferentes, como leitura, músicas e filmes para ilustrar o que explicam. Isso influenciou inclusive na profissão que pretendo seguir, que é professora”, disse Natalie.

A intenção da Coordenadoria é diversificar ainda mais a programação de cursos gratuitos para atingir o desenvolvimento dos jovens em sua trajetória de autonomia. Além disso, desde o início do programa, o órgão conta com espaços para que os próprios jovens deem sugestão do que querem ver do EJ.

Próximos eventos
Um dos eventos no Estação Juventude que mais chamou a atenção dos jovens jundiaienses vai ganhar sua segunda edição. O Estação Geek, que reúne diversas atrações em comemoração ao Dia do Orgulho Nerd, vai ser em maio. Mais informações serão divulgadas em breve pela Coordenadoria.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/04/04/estacao-juventude-completa-um-ano-com-mais-de-100-cursos-realizados/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original