Urbanismo Caminhável disponibiliza materiais em portal eletrônico
Publicada em 15/04/2016 às 16:15O portal do projeto-piloto Urbanismo Caminhável está com novo acesso virtual pelo endereço. Nele, além de registros sobre as atividades do projeto no Centro Histórico, como as expedições urbanas, as oficinas de mobiliário urbano, a instalação de dois “parklets” e as variadas oficinas temáticas, os visitantes poderão encontrar documentos como os manuais de intervenções urbanas ou os relatórios técnicos.
LEIA TAMBÉM
Praça reformada valoriza tradicional feira livre do Vianelo
Água é uma das prioridades no Plano Diretor Participativo
Obras de Escadão e Centro das Artes recebem visitas técnicas
Comissão mista termina revisão legal do Plano Diretor Participativo
“Esse conteúdo pode ser encarado principalmente como um material de apoio e aprendizado sobre a busca de uma cidade para pessoas, em um debate estimulado pelo prefeito Pedro Bigardi”, afirma a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, a arquiteta e urbanista Daniela da Camara Sutti.
Além de especialistas e técnicos de diversos setores da Prefeitura, o projeto contou com a participação de moradores em suas atividades.
Entre os materiais didáticos disponíveis para download estão os cadernos de Índice de Caminhabilidade, de Parklets (1 e 2), de Relatórios (1, 2 e 3) e de Propostas de Intervenções. Também os manuais de montagem de marcenaria para Bancos Grandes, Bancos Pequenos, Cadeiras (1 e 2) e Mesas e mais estudos cicloviários.
O projeto Urbanismo Caminhável foi implementado pela Prefeitura de Jundiaí entre maio e novembro de 2015 em parceria com o Instituto Mobilidade Verde, Zoom Urbanismo, Escritório Thaísa Froes e Contain (it), Entre outros efeitos, o projeto gerou a minuta para um decreto municipal para instalação de parklets privados e elementos incorporados ao desenho urbano no Plano Diretor Participativo. E também deixou como referência uma série de mobiliários (e dois parklets) que comprovaram a necessidade de estruturas de apoio para pedestres.
Também alcançou repercussão nacional, tendo sido apresentado no Seminário Internacional Cidades a Pé e também em oficina técnica do projeto sobre mobilidade de baixo carbono, do Ministério das Cidades.
José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Arquivo PMJ
-
19/06/2024
COMDEMA convoca entidades interessadas em compor Conselho pela sociedade civil
-
15/03/2024
DEBEA incentiva adoção de PETs com deficiência
-
03/12/2023
Prefeitura vai plantar mais de 6 mil árvores nas margens do Rio Jundiaí
-
17/10/2023
Jundiaí segue com orientações para prevenir a febre maculosa
Baixe as fotos desta notícia na resolução original