Papel das guardas municipais é assunto no Fórum de Segurança Integrada

Publicada em 23/05/2016 às 15:05

O real papel das guardas municipais, suas atribuições e competências na administração pública. Este será um dos focos da palestra do comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, José Roberto Ferraz, durante o 1º Fórum de Segurança Aplicada de Jundiaí marcado para o dia 8 de junho, no auditório da Universidade Paulista (Unip), na Vila Hortolândia.

LEIA TAMBÉM
População tem Guarda Municipal como unidade de credibilidade
Secretaria de Transportes faz vistoria em obras no terminal Cecap
Esquema de segurança para receber tocha olímpica começa a ser traçado

Palestrantes: general Canhaci, comandante Ferraz e coronel Winter

Palestrantes: general Canhaci, comandante Ferraz e coronel Winter

O evento, inédito da cidade, continua com as inscrições abertas gratuitamente pelo site jundiai.sp.gov.br. A organização é da Prefeitura de Jundiaí, por meio do Gabinete de Gestão Integrado Municipal (GGIM).

O Fórum será aberto às 8h com o credenciamento e segue até as 18h. O general de Brigada do Exército Ricardo Rodrigues Canhaci e o coronel de ligação do Exército Rogério Winter são os outros palestrantes do dia.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

“Será uma oportunidade bem interessante de podermos debater qual é o papel das guardas municipais. Todos sabemos que as corporações têm como atribuição e competência a proteção de bens, serviços e patrimônios públicos e como força suplementar apoia as polícias em ações que visam combater a criminalidade. Para a população, porém, as guardas têm poder de polícia. É isso que vamos debater”, diz o comandante.

A palestra de José Roberto Ferraz é a terceira do dia dentro da programação estabelecida pelo GGIM. Tem como tema “Tecnologia Aplicada na Segurança Pública“. Além de questão sobre as funções das GMs, Ferraz também vai abordar a estrutura das corporações, com foco na Guarda Municipal de Jundiaí.

“Hoje temos estratégia de ação, com o efetivo reforçado e uso de equipamentos de ponta. Não podemos nos esquecer da tecnologia já materializada com investimentos no Centro de Monitoramento, um dos mais eficientes do Brasil, e no serviço de inteligência. Tudo isso será mencionado e explicado no Fórum”, comenta.

José Roberto Ferraz é especializado em segurança pública e atua na área há 30 anos. É delegado de polícia aposentado e professor universitário. Deu início à sua carreira como policial militar, sendo posteriormente aprovado em concurso público para delegado de polícia.

Nesta função, desenvolveu importante trabalho no Plantão de Polícia Civil de Jundiaí. Como docente, leciona Direito Ambiental na Acadepol (Academia de Polícia) e no Centro Universitário Padre Anchieta.

Uma das principais propostas de trabalho desenvolvida pelo comandante é trabalhar na integração das forças de segurança das sete cidades que formam a Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), além de tornar a GMJ uma instituição com mais infraestrutura, pertinente à importância da corporação.

Ivan Lopes
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/05/23/papel-das-guardas-municipais-e-assunto-no-forum-de-seguranca-integrada/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original