Exposição ‘Jogos Paralímpicos- Espírito em Movimento’ tem início no Paço
Publicada em 20/06/2016 às 17:08Em clima de espírito olímpico, o Paço Municipal abriu para visitação nesta segunda-feira (20) a exposição “Jogos Paralímpicos- Espírito em Movimento”, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD-SP). O acervo pertence ao Memorial da Inclusão, em São Paulo, e ficará até 26 de junho em Jundiaí.
O secretário de Esportes e Lazer, João Guilherme Maffia, participou da cerimônia de abertura juntamente com o coordenador dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Alcebíades do Nascimento Junior e do responsável pelo Comitê de Apoio ao Paradesporto do Estado, Sergio Gatto.
LEIA TAMBÉM
Arraiá do Esporte reúne mil mulheres no Parque da Uva
Guarda vai usar câmeras na passagem da Tocha Olímpica
Peama mantém tradição e conclui com sucesso o 16º Festival Regional de Atletismo
A exposição é uma síntese do acervo disposto no Memorial da Inclusão, que contém 700 peças. O trabalho foi idealizado na Virada Inclusiva 2015 e aborda uma narrativa histórica sobre as Paralimpíadas, desde as primeiras disputas esportivas, com a participação de soldados que ficaram com deficiência em decorrência da 2ª Guerra Mundial até os dias de hoje.
Para Gatto, “Jundiaí é a cidade na qual encerramos essa temporada. Aqui queremos mostrar que a história esportiva para pessoas com deficiência vem de muitos anos e que, dentro dessa área, temos ótimos atletas que já trouxeram muitas medalhas para o nosso Brasil. Outro ponto é que os Jogos Paralímpicos ocorrem esse ano no País e aproveitamos para aumentar a visibilidade desse evento tão importante, mas nem sempre visto”, disse.
“A coordenadoria agradece a todos que tornaram possível essa experiência e também todos que realizam um trabalho sério buscando melhores condições de vida para essa parcela da população. Com atitudes como essa podemos ver que a pessoa com deficiência pode ser mais e ter mais espaço a partir do momento em que a sociedade se abrir para ações inclusivas, que levam informações e aproximam todos da causa pela qual tanta gente já lutou”, disse Junior.
Os alunos do Peama prestigiaram a mostra, formada por 22 painéis, com 2,00 x 1,10m, cita modalidades e destaca atletas brasileiros, medalhistas e principais precursores do esporte adaptado.O programa atende pessoas de toda região de Jundiaí há 20 anos e conta com uma equipe de 21 profissionais oferecendo, gratuitamente, atividades em diversas modalidades, como natação, bocha, tênis de campo, dança, capoeira, corrida de rua, vôlei, ciclismo, atletismo, caiaque, velas, stand up paddle, caveboard, slackline, escalada, basquete, futsal, handebol, futebol, caminhada e goalball.
Estiveram presentes também o secretário de Cultura, Jean Camoleze; a secretária de Gestão de Pessoas, Mary Fornari Marinho; o coordenador do Trabalho, Emprego e Renda, Victor Machado; e a secretária de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Valéria Silveira de Oliveira.
A exposição é gratuita e aberta ao público.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Cleber de Almeida
-
18/12/2024
Revista destaca as ações de Esporte e Lazer nos últimos quatro anos na cidade
-
02/12/2024
Inscrições para as turmas de natação de 2025 serão nos dias 8 e 9 de dezembro
-
12/11/2024
Veja o que abre e fecha nos feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra
-
06/06/2024
Inclusão toma conta do Mundo das Crianças em festival com estudantes
Baixe as fotos desta notícia na resolução original