Gestão de Resíduos é apresentada em Congresso de Municípios
Publicada em 23/06/2016 às 18:16O modelo de gestão de resíduos sólidos aplicado em Jundiaí foi apresentado pelo secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, nesta quinta-feira (23), no Congresso Brasileiro de Municípios (CBM), em Sorocaba. O evento reuniu gestores públicos, prefeitos, secretários e dirigentes municipais. “Essa é uma oportunidade para trocar conhecimento e ampliar a rede de cooperação. Aprendemos muito e colocamos o município à disposição das outras cidades”, disse Aguinaldo.
LEIA TAMBÉM
Tratamento de Resíduos é tema de palestra
Caminhão multiguindaste é oficializado para Jundiaí
Resíduos Sólidos: e-book está disponível para download
“Nosso maior desafio era envolver a sociedade, academia, indústrias. Além disso, compreender que tipo de resíduo é gerado na cidade, quais as melhores alternativas para tratamento, produtos gerados e mercado consumidor do subproduto.”
Segundo Aguinaldo, houve a formação da equipe técnica da secretaria, análise qualitativa e quantitativa de grandes geradores, planejamento e implementação do laboratório científico, caracterização dos resíduos domésticos e definição de rotas tecnológicas, além da promoção de plantas piloto das técnicas de secagem e compostagem.
Ele lembrou que o município se preocupou em espalhar o que aprendeu. Por conta disso, foram promovidos vários congressos, seminários, debates e workshops sobre a experiência de Jundiaí. Além disso, acordos de cooperação foram firmados com diversos municípios, entre eles Votuporanga (SP), Ubatuba (SP), Florianópolis (SC), Paulista (PE), Petrolina (PE), Lüneberg (Alemanha), entre outros.
Luana Dias
Foto: Alessandro Rosman
-
04/06/2024
Oficina no Fab Lab com foco em sustentabilidade tem inscrições gratuitas para servidores e estudantes
-
10/04/2024
Servidores municipais conhecem as instalações do Geresol
-
08/04/2024
Em Jundiaí, Cidade das Crianças, descarte correto do lixo entra em pauta desde cedo
-
07/09/2023
Prefeitura coleta mais de 1 tonelada de lixo eletrônico em 2023
Baixe as fotos desta notícia na resolução original