Consulta a postos de vacinação antirrábica tem mapa interativo
Publicada em 06/08/2018 às 18:01Os proprietários de cães e gatos podem contar, neste ano, com uma ferramenta digital para auxiliar na vacinação dos animais de estimação contra a raiva: o mapa interativo. Disponível no Portal da Prefeitura de Jundiaí e no APP Jundiaí, é possível consultar os dias, horários e localidades onde serão aplicadas as doses pela Campanha de Vacinação Antirrábica, tanto nos postos fixos quanto nos itinerantes. Ao todo, a cidade contará com 157 postos entre fixos e itinerantes, entre 13 de agosto a 1 de setembro.
A raiva é uma zoonose causada por vírus presente, principalmente, na saliva de animais infectados. É uma doença fatal, tanto para os animais, quanto para as pessoas. “Qualquer mamífero como cães, gatos, bovinos, equinos e morcegos, quando infectado pelo vírus, pode transmitir a raiva através de mordedura, arranhadura ou lambedura. A despeito de estar controlada nas populações caninas e felinas, ainda há circulação do vírus em nosso município, principalmente em populações de animais silvestres, como os morcegos”, comenta o veterinário da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), Luis Gustavo Grijota Nascimento.
LEIA MAIS
Vacinação contra pólio e sarampo segue até 31 de agosto
Para facilitar a consulta dos postos, a UVZ em parceria com a Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) disponibilizam mapa interativo. De fácil acesso, o link está disponível na página principal no site da Prefeitura de Jundiaí e pode ser acessado também via celular, inclusive no APP Prefeitura de Jundiaí. Basta ao usuário selecionar o bairro onde gostaria de consultar quando haverá a vacinação, clicar no local e receber a informação na tela, do computador ou celular. “A intenção é facilitar a consulta para a população. Todos os cães e gatos, sejam machos e fêmeas, que tenham ao menos 3 meses de idade, devem ser vacinados, inclusive as fêmeas prenhes, amamentando ou no cio, os animais idosos e os em tratamento (desde que autorizado pelo médico veterinário que os assistem) devem ser vacinados”, ressalta. No App, o mapa é acessado na plataforma Saúde e Qualidade de Vida, Campanha de Vacinação Antirrábica.
Como levar seu animal
O veterinário lembra que todos os animais devem ser levados aos postos de vacinação por adultos: os cães em coleiras e guias e os gatos, contidos em caixas de transporte ou fronhas/sacos de estopa.
Não serão fornecidas vacinas para serem aplicadas em casa.
Não será realizada vacinação em domicílio na área urbana. Exceção, apenas, aos proprietários que possuírem no mínimo 10 animais no mesmo imóvel e realizarem cadastro prévio na UVZ, entre os dias 16 de julho a 1 de setembro, munido por RG ou CPF e comprovante de endereço.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
20/02/2023
Zoonoses realiza vistorias contra a dengue na Vila Rami
-
04/05/2022
Zoonoses realiza vistorias contra a dengue Vila Hortolândia
-
11/12/2020
Técnicos se capacitam para uso de novo recurso para controle das arboviroses
-
17/01/2020
Zoonoses realiza ações de vigilância contra as arboviroses
Baixe as fotos desta notícia na resolução original