Meninas do handebol de Jundiaí destacam-se em competição da Liga

Publicada em 11/08/2018 às 19:45

Trabalho realizado na cidade é referência no cenário nacional: revela novos talentos

Um sábado (11) de muita expectativa para as meninas do time de handebol de Jundiaí – Categoria Infantil Feminino (12 a 14 anos) que entraram na quadra do Complexo Educacional, Esportivo e Cultural (CECE) Dr. Nicolino de Lucca, o Bolão, para disputar mais uma partida da Liga de Handebol do Estado de São Paulo (LHESP).

Com a orientação da educadora esportiva Dafne Hardt, as jovens atletas do TIME Jundiaí – coordenado pela Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) – enfrentaram a equipe de Tietê/Biatex.

“O handebol é um projeto muito amplo na cidade que atende crianças desde os seis anos de idade, até a fase adulta; competitivamente, com atletas de 10 anos até os adultos. Atualmente temos competindo as categorias Mirim, Infantil, Cadete, Juvenil e Adulta; no handebol feminino, participamos neste sábado com as categorias Mirim e Infantil. O projeto de handebol em Jundiaí funciona basicamente em escolas municipais e estaduais, promovendo a iniciação esportiva: são os nossos núcleos de formação cativando a criança, mostrando a ela o que é o handebol, como é gostoso praticar.

Desses núcleos de formação selecionamos as crianças para as competições, os novos talentos. Este projeto já tem mais de 30 anos de existência: a grande beleza e vantagem do projeto é entendermos que o esporte pode ser uma grande ferramenta para dar uma qualidade de vida melhor ao jovem, para ser um cidadão melhor; realizando uma atividade física que dará noções de trabalho em equipe, cidadania, responsabilidade. Temos ciência do quanto é importante a nossa contribuição para a sua formação.

O handebol de Jundiaí é uma referência no cenário nacional, com a profª Rita Orsi e o brilhante trabalho realizado durante o último ciclo olímpico como supervisora da Seleção Brasileira de Handebol; professores especializados que atuam ainda hoje em nível de seleção brasileira, como as profªs Camila, a Preta, a Edi. Um trabalho muito sério: dentre as muitas conquistas registradas, em 2017 fomos campeões invictos da Lhesp na Categoria Mirim. A parceria com a UGEL nos dá um suporte muito grande com educadores esportivos e demais procedimentos necessários para que permaneçamos no melhor cenário competitivo da modalidade no Estado. As meninas que jogaram hoje vieram dos núcleos de formação dentro das escolas; isso para nós é o reconhecimento ao nosso trabalho, possibilita a formação de equipes de competição. Fortalece as relações de responsabilidade e confiança.”

Recentemente o projeto “Handebol Feminino de Jundiaí: Formando Campeãs nas Quadras e para a Vida” do Jundiaí Handebol Clube (JHC), apoiado pela Unidade de Gestão, oficializou o incentivo recebido da Coca-Cola FEMSA Brasil por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. O projeto incentiva a modalidade como ferramenta de desenvolvimento social dos jovens.

Gostar do que faz: o segredo para a formação de uma futura campeã

Stephany Pereira Morais de Miranda, 12, e Beatriz da Silva Domingos, 13: ambas vieram de Perus e fazem parte da equipe de handebol. Ambas têm um único sonho: ser uma atleta profissional, porque gostam do que fazem. “Praticar handebol representa a felicidade.”

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/08/11/meninas-do-handebol-de-jundiai-destacam-se-em-competicao-da-liga/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original