Emoção marca festa de encerramento dos JORI em Jundiaí

Publicada em 12/12/2019 às 14:26

A manhã desta quinta-feira (12) foi de muita emoção na cerimônia de encerramento da 23ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (JORI), organizada este ano por Jundiaí. A festa que marcou o fim do evento ocorreu no ginásio principal do CECE Nicolino de Lucca (Bolão). O resultado final da competição, com a chancela do Governo do Estado de São Paulo, teve Sorocaba campeã, com 73 pontos, Piracicaba em segundo (66), Santo André em terceiro e o TIME Jundiaí em quarto lugar, ambos com 58 pontos. Porém, a delegação do ABC Paulista ficou à frente dos anfitriões por ter mais primeiros lugares.

O término dos JORI coincidiu com o final de um ciclo na vida do professor José Antonio Pires, de 59 anos, auxiliar da técnica Andrea Censi no elenco de vôlei adaptado (categoria A) masculino do TIME Jundiaí. Pires está se aposentando da Prefeitura, após 33 anos de serviço público. Os comandados de Andrea e José Antonio faturaram a medalha de bronze nesta quinta-feira, ao bater Praia Grande por 2 sets a 0 (parciais de 15-12 e 15-12).

“Fui aluno, professor, atleta, treinador e auxiliar em Jundiaí. Agora me aposentarei e em 2020, quando fizer 60 anos, poderei atuar nos JORI”, disse Pires. “Há 45 anos, assisti neste mesmo Bolão aos Jogos Regionais. O jogo de vôlei masculino que vi reunia Jundiaí e Campinas. A partir daquela partida, me apaixonei pelo vôlei e pelo esporte. Minha trajetória valeu muito a pena”, emendou, com os olhos mareados.

José Antonio fez faculdade de Matemática e de Educação Física, esta última porque o esporte é sua grande paixão. “Sentado no banco de reservas, dá vontade de entrar na quadra para jogar. A partir do ano que vem, quem sabe eu possa atuar pelo TIME Jundiaí nos JORI”, completou Pires, uma das pessoas que carregou a tocha na abertura dos Jogos, no domingo (8). Ele também conduziu a homenagem feita aos educadores no Bolão.

Comemoração do terceiro lugar da equipe de vôlei adaptado masculino foi comemorado com o tradicional ‘peixinho’

Mais que positivo
Para o gestor da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) de Jundiaí, Luiz Trientini, os JORI deste ano tiveram um balanço mais do que positivo. “A energia que a gente sente no convívio com os integrantes das delegações é bastante grande, pela lição de vida que eles nos passam”, definiu.

Trientini admitiu que sediar os Jogos foi um desafio, mas disse estar feliz com a organização do evento. “Recebemos 2.600 atletas de 203 cidades, tendo uma estrutura completa de escolas para alojar os atletas e de centros esportivos para as competições. Estar com estes idosos melhora o nosso desenvolvimento como pessoa. Todos sairão de Jundiaí com muitas histórias para contar a seus filhos e netos”, concluiu o gestor.

Os JORI tiveram 14 modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez.

Veja mais informações sobre os JORI de Jundiaí.

José Antonio Pires se aposenta neste ano e, a partir do próximo ano, poderá atuar no TIME Jundiaí nas provas para atletas acima de 60 anos

Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/12/12/emocao-marca-festa-de-encerramento-dos-jori-em-jundiai/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original