Novo sistema de painel melhora gestão e assistência no São Vicente
Publicada em 07/12/2017 às 17:43 Os acompanhantes de pacientes que passam por procedimentos cirúrgicos no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), contam, desde o mês de setembro, com uma sala equipada específica de modo a oferecer maior conforto enquanto esperam o progresso clínico do familiar. Com painel de controle online, equiparado a sistemas de hospitais particulares de São Paulo, o espaço faz parte das mais de 30 pequenas intervenções realizadas ao longo do ano, no prédio, direcionadas para ampliar a resolutividade e o atendimento humanizado.De acordo com o superintendente do HSVP, Matheus Siqueira Gomes, a obra é parte do planejamento do hospital, direcionado para pequenos investimentos. “Temos um cronograma para melhorar espaços e assim, a resolutividade e a ambiência. Além da sala de acolhimento, outra pequena interferência que causou grande impacto foi o remanejamento da entrada da rouparia, que abriu espaço para a criação da “sala dia”. Essa área abriga pacientes já liberados (em alta médica) no aguardo de familiares para levá-los para casa. A iniciativa abre leitos de internação mais rapidamente, aumentando a produção do hospital, que registrou aumento de 4% nos procedimentos. São ações que demandam baixo valor e grande impacto”, esclarece. Durante o ano foram investidos R$ 200 mil em mais de 30 intervenções.
LEIA TAMBÉM
PA Central recebe melhorias estruturais e organizacionais
A sala de acolhimento está localizada na entrada do setor de internação. De acordo com Grace Campos, gerente assistencial do hospital, o espaço faz parte do projeto de humanização do hospital. “Esses familiares ou acompanhantes ficaram alocados no corredor, próximo da sala de ultrassom. muitas vezes, os médicos iam até o local para informar a situação do paciente, e o acompanhante não era localizado. Com a sala de acolhimento, o painel, que usa o mesmo sistema dos grandes hospitais, é possível identificar a evolução de forma online. Antes não existia essa comunicação”, detalha.
Dívidas
A dívida do HSVP no dia 1 de janeiro de 2017 era de R$ 261 milhões, sendo R$ 21 milhões de curto prazo, referente a salários, encargos e fornecedores e R$ 43 milhões provenientes de empréstimos bancários. Com a criação do Comitê de Gestão de Crise para gerenciamento e organização das contas foi possível sanear o orçamento da instituição, promover redução de gastos e economizar R$ 2 milhões por mês. A atuação resultou em valores negociados, parcelamentos pagos em dia e recuperação do crédito com fornecedores e prestadores de serviços. Isso permitiu assegurar o atendimento aos usuários e pacientes que procuram os serviços do HSVP.
No final do mês de novembro, o prefeito Luiz Fernando Machado, juntamente com o gestor interino da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera e o gestor da Unidade de Gestão do Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, se reuniram com funcionários para anunciar o repasse adicional que será feito à instituição para assegurar o pagamento do 13º salário da equipe, que será pago integralmente, no dia 20 de dezembro. A verba é proveniente da venda da folha de pagamento para o banco, aliada à devolução do orçamento da Câmara.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
14/11/2024
Saúde mental: iniciativas de Jundiaí são apresentadas em congresso brasileiro
-
12/11/2024
Novembro Azul: UBS Maringá leva informação e cuidado para bares do bairro
-
11/11/2024
Dengue e Covid-19: vacinas estão disponíveis nas UBSs e Clínicas da Família
-
11/11/2024
Novembro Azul: campanha reforça a importância do autocuidado masculino
Baixe as fotos desta notícia na resolução original