Maio Amarelo: crianças aprendem sobre trânsito em aula a céu aberto

Publicada em 06/05/2021 às 12:46

Quinze alunos da EMEB João Luiz de Campos tiveram uma aula diferente na manhã desta quinta-feira (6). O assunto abordado, de forma descontraída, foi o trânsito. Essa ação com crianças faz parte da programação do Maio Amarelo em Jundiaí, promovida pela Unidade de Gestão de Mobilidade e Transportes e com o objetivo de levar mais conscientização para os motoristas. A aula ocorreu na Unidam (Unidade de Desenvolvimento Ambiental), ao lado da escola.

No caso das crianças, como observa a coordenadora da escola municipal, Neichelli Fabrício Langona, “elas são multiplicadoras de conhecimento e levam para suas casas as boas práticas que aprendem aqui”. A coordenadora também ressalta que, casada à aula de trânsito, está a proposta do desemparedamento. Nesse ano letivo, a Unidade de Gestão de Educação está levando os alunos para áreas abertas, verdes e transformando esses locais em salas de aula.

O agente de Trânsito Vagner Aparecido Quintiliano fala sobre trânsito durante a aula na Unidam
Vagner levou aprendizado com diversão e as crianças participaram respondendo perguntas

Com desenvoltura e muita informação, o agente de trânsito Vagner Aparecido Quintiliano fez do aprendizado um momento de brincar, e trouxe exemplos para as crianças sobre o uso de capacete, cinto de segurança e itens que não podem faltar quando se anda de bicicleta, skate ou patins. “Com a criança o clima da aula é outro, elas respondem de outra forma e participam muito”, declara ele. Quem se empolgou foi o pequeno Vitor Henrique, de 7 anos. “A gente entendeu a importância de usar cinto de segurança e também o capacete”, declarou.

Responsável pela Educação no Trânsito e Estatísticas da Gestão de Mobilidade e Transportes, Juliana Maia lembrou que o objetivo é, além de trabalhar com as crianças, trabalhar com a família. “O Maio Amarelo está sendo levado para todos os públicos. As crianças são parte vital desse processo, nossos futuros motoristas.”

Vitor Henrique, aluno da EMEB João Luiz de Campos
Vitor Henrique aprendeu sobre a importância de usar capacete e cinto de segurança

De acordo com dados do sistema Infosiga do Governo do Estado de São Paulo, de janeiro a março de 2021 foram registrados em vias municipais e em rodovias que cortam a cidade 499 acidentes com vítimas não fatais e 18 óbitos. Apenas em vias da cidade, foram 330 acidentes com vítimas não fatais e cinco óbitos. Em todo o ano passado, foram 2.093 acidentes com vítimas não fatais e 60 com vítimas fatais.

Em Jundiaí, a Gestão de Mobilidade e Transportes iniciou uma campanha de conscientização – com faixas e postagens nas redes sociais – que se soma às atividades do Movimento Maio Amarelo, além de reforçar a fiscalização.

Confira aqui as atividades do Maio Amarelo em Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/05/06/maio-amarelo-criancas-aprendem-sobre-transito-em-aula-a-ceu-aberto/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original