Jundiaí troca experiências e conhece soluções inovadoras de Foz do Iguaçu
Publicada em 20/10/2022 às 18:14Com o objetivo de conhecer soluções inovadoras e levar as experiências de Jundiaí, o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes, esteve na última quarta-feira (20) em Foz do Iguaçu, no Paraná. O convite partiu da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o gestor esteve acompanhado do assessor especial de Cooperação Internacional, Sami Mansour e de representantes de Natal (RN) e Mogi das Cruzes (SP), outros munícipios convidados para conhecerem o Parque Tecnológico Itaipu-Brasil (PTI-BR) e a Vila A, primeiro bairro público inteligente do país.
“A troca de experiências é sempre válida e a integração com as outras cidades é um pedido do prefeito Luiz Fernando Machado. Apresentamos alguns projetos que vêm fazendo a diferença em Jundiaí, como o Jundiaí Empreendedora e o Campus Jundiaí, além do Sistema Jundiaí de Inovação e pudemos conhecer na prática a experiência de Foz do Iguaçu, que é referência em projetos inovadores”, explica Cristiano Lopes.
O Vila A funciona de acordo com o conceito de sandbox – um ambiente específico para testes de tecnologias inovadoras, como estações de hidratação com água quente e fria; totens inteligentes que oferecem internet wireless, carregamentos de celular e informações do transporte público; semáforos inteligentes, câmeras de monitoramento inteligentes de alta resolução e as luminárias com telegestão (controle a distância).
“Conhecer o local é muito importante, pois Jundiaí pensa e já trabalha para buscar uma área para desenvolvimento de um ambiente inovador na cidade, onde, assim como Foz do Iguaçu, testar rapidamente as tecnologias em ambientes reais. A tecnologia é um meio para trazer melhorias, através dos serviços públicos, para a qualidade de vida da população, para favorecer o empreendedorismo e gerar novos negócios e empregos e Jundiaí já tem algumas ações robustas dentro do conceito de cidade inteligente”, afirmou Cristiano, que lembrou que a cidade já tem uma lei moderna aprovada para isso – o Sistema Jundiaí de Inovação -, além do Campus Jundiaí desenvolvendo soluções para o cidadão.
Desde março de 2022, o novo Sistema Jundiaí de Inovação virou lei em Jundiaí e torna a cidade uma das primeiras do Brasil ter uma legislação municipal atualizada nessa área.
Dentro do Espaço Jundiaí Empreendedora já está em desenvolvimento projeto para mapeamento e criação de Rotas Turísticas Inteligentes. A solução vem sendo desenvolvida pela startup vencedora do 1º Hackathon’, promovido pela UGDECT dentro do programa Campus Jundiaí.
Recentemente, Jundiaí subiu para a 6° posição no ranking nacional de cidades mais inteligentes e conectadas, considerando os municípios entre 100 e 500 mil habitantes. O ranking é feito pela Connected Smart Cities (CSCM) – desenvolvido pela Urban Systems e foi divulgado no começo de outubro.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
21/11/2024
Sebrae de Presidente Prudente visita Jundiaí Empreendedora e reforça a importância de projeto
-
13/11/2024
Ação de empregabilidade reúne grandes empresas com oportunidades de emprego
-
11/11/2024
Emprego: mais de 5 mil vagas no portal Jundiaí Empreendedora
-
06/11/2024
Iniciativa da Prefeitura visa empregar pessoas em situação de vulnerabilidade
Baixe as fotos desta notícia na resolução original