Serviço de Atendimento Móvel de Urgência: Samu – Telefone 192
O que é o SAMU/192?
O SAMU/192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, atuando no atendimento pré hospitalar, à população em casos de risco de vida/emergência.
O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas, que atendem às urgências de natureza traumática, Clínica, Pediátrica, Cirúrgica, Gineco-obstétrica e de Saúde mental da população.
Como Funciona?
O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.
As Centrais de Regulação tem um papel primeiro e indispensável para o resultado positivo do atendimento, sendo o socorro feito após a chamada gratuita, no telefone 192.
A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação, que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente ou a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações.
Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com técnico de enfermagem e socorrista, para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.
Como fazer ?
Solicitação via telefone 192.
Enfatizamos a responsabilidade de cada cidadão ao acionar este serviço, que visa a salvar vidas, evitando ligações telefônicas sem esta finalidade.
SAMU 192: Saiba quando acionar o serviço
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência tem como objetivo chegar o mais rápido possível em situações de urgência e emergência. O atendimento tem início em uma chamada telefônica para o número 192.
Quando Chamar?
– Problemas cardiorrespiratórios;
– Intoxicação exógena e envenenamento;
– Queimaduras graves;
– Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;
– Tentativa de suicídio;
– Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;
– Acidentes ou traumas com vítimas;
– Afogamentos;
– Choque elétrico;
– Acidentes com produtos perigosos;
– Suspeita de infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);
– Ferimento por arma de fogo ou arma branca;
– Soterramento ou desabamento com vítimas;
– Crises convulsivas;
– Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.
Quando não chamar?
– Febre prolongada;
– Dores crônicas;
– Vômito e diarreia;
– Cólicas renais;
– Dor de dente;
– Troca de sonda;
– Corte com pouco sangramento;
– Entorses;
– Transportes inter-hospitalares de pacientes de convênio;
– Transporte para consulta médica ou para realizar exames;
– Transporte de óbito.