Defesa Civil realiza campanha de prevenção nas feiras livres
Publicada em 08/01/2015 às 17:30O que fazer durante as tempestades? Como se prevenir de tragédias residindo em áreas de risco? De que forma se proteger das enchentes? Essas e outras questões serão respondidas em um material educativo, preparado pela Defesa Civil, para a Operação Verão. Mais de 15 mil panfletos serão distribuídos a partir desta terça-feira (13) em feiras livres da cidade, das 9h às 11h30.
A programação será iniciada na feira do Centro. Em seguida, é a vez da feira da Ponte São João (14). Na sequência serão atendidos os bairros Anhangabaú (15); Vila Liberdade (16); Vila Comercial (20); Vila Hortolândia (21); Vila Progresso (22); Jardim Tamoio (23); Vila Jundiainópolis (27); na marginal do Rio jundiaí no Jardim das Tulipas (28); na rotatória da escola municipal do Jardim Santa Gertrudes (29) e Retiro (30).
LEIA TAMBÉM
Defesa Civil intensifica trabalho final de ano
Trabalho integrado agiliza limpeza após temporal
Defesa Civil se prepara para a temporada chuvosa
De acordo com o assessor da Defesa Civil, Fernando Salvia Mazzei, esse tipo de ação, além de conscientizar, aproxima o órgão da população. “É importante mostrar que estamos disponíveis e prontos para atender os munícipes. Os moradores dos bairros são nossos principais aliados. Eles enxergam os problemas e nos avisam.”
O assessor explica que, durante a campanha, serão cadastrados os telefones de pessoas que desejam receber os alertas por meio de SMS da Defesa Civil.
Segundo ele, o órgão tem trabalhado intensamente para levar informação à população. Além disso, a Prefeitura de Jundiaí atuou durante o período de estiagem em ações preventivas, como desassoreamento de rios, com a Secretaria de Serviços Públicos. “Esse trabalho já tem dado resultados positivos. Nos últimos dois anos, não tivemos casos de acidentes relacionados às chuvas com vítimas.”
Fernando lembra ainda que a Prefeitura tem investido em habitação e reurbanização de bairros como o Jardim São Camilo e Jardim Tamoio. E destaca que está em andamento a construção de 400 unidades habitacionais no São Camilo, 1088 no Novo Horizonte e 108 na Vila Ana.
Outra ação é a instalação dos pluviômetros nos bairros do município. Cinco já foram colocados e outros quatro serão em breve. O equipamento mede a chuva em tempo real. “Dessa forma, sabemos quais são as regiões mais afetadas por temporais.”
Em casos de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada por meio do telefone 199.
Luana Dias
Foto: Divulgação
-
15/01/2025
Reunião no Palácio dos Bandeirantes discute investimentos e melhorias para a Defesa Civil de Jundiaí
-
02/01/2025
Governo realiza visita técnica nas áreas de risco no Jardim Sorocabana – Meias-Aço
-
30/12/2024
Fundo Social promove campanha para vítimas das chuvas
-
30/12/2024
Nota Oficial – Chuvas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original