Defesa Civil realiza campanha de prevenção nas feiras livres

Publicada em 08/01/2015 às 17:30

O que fazer durante as tempestades? Como se prevenir de tragédias residindo em áreas de risco? De que forma se proteger das enchentes? Essas e outras questões serão respondidas em um material educativo, preparado pela Defesa Civil, para a Operação Verão. Mais de 15 mil panfletos serão distribuídos a partir desta terça-feira (13) em feiras livres da cidade, das 9h às 11h30.

A programação será iniciada na feira do Centro. Em seguida, é a vez da feira da Ponte São João (14). Na sequência serão atendidos os bairros Anhangabaú (15); Vila Liberdade (16); Vila Comercial (20); Vila Hortolândia (21); Vila Progresso (22); Jardim Tamoio (23); Vila Jundiainópolis (27); na marginal do Rio jundiaí no Jardim das Tulipas (28); na rotatória da escola municipal do Jardim Santa Gertrudes (29) e Retiro (30).

LEIA TAMBÉM
Defesa Civil intensifica trabalho final de ano
Trabalho integrado agiliza limpeza após temporal
Defesa Civil se prepara para a temporada chuvosa

Panfletos serão entregues à população nas feiras livres

Panfletos serão entregues à população nas feiras livres

De acordo com o assessor da Defesa Civil, Fernando Salvia Mazzei, esse tipo de ação, além de conscientizar, aproxima o órgão da população. “É importante mostrar que estamos disponíveis e prontos para atender os munícipes. Os moradores dos bairros são nossos principais aliados. Eles enxergam os problemas e nos avisam.”

O assessor explica que, durante a campanha, serão cadastrados os telefones de pessoas que desejam receber os alertas por meio de SMS da Defesa Civil.

Segundo ele, o órgão tem trabalhado intensamente para levar informação à população. Além disso, a Prefeitura de Jundiaí atuou durante o período de estiagem em ações preventivas, como desassoreamento de rios, com a Secretaria de Serviços Públicos. “Esse trabalho já tem dado resultados positivos. Nos últimos dois anos, não tivemos casos de acidentes relacionados às chuvas com vítimas.”

Fernando lembra ainda que a Prefeitura tem investido em habitação e reurbanização de bairros como o Jardim São Camilo e Jardim Tamoio. E destaca que está em andamento a construção de 400 unidades habitacionais no São Camilo, 1088 no Novo Horizonte e 108 na Vila Ana.

Outra ação é a instalação dos pluviômetros nos bairros do município. Cinco já foram colocados e outros quatro serão em breve. O equipamento mede a chuva em tempo real. “Dessa forma, sabemos quais são as regiões mais afetadas por temporais.”

Em casos de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada por meio do telefone 199.

Luana Dias
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/01/08/defesa-civil-vai-as-feiras-para-realizar-campanha-de-prevencao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original