Mais de 10 mil participam de ações de trânsito no trimestre
Publicada em 10/04/2015 às 18:25Educar para preservar a vida: esse é o intuito maior da Divisão de Educação do Trânsito, que faz parte da Secretaria de Transportes, com a realização de diversas ações educativas. Somente de janeiro a março, mais de 10 mil pessoas passaram por palestras em escolas, hospitais e empresas de Jundiaí.
Diversas ações foram realizadas, segundo Vanderli Rocha, coordenadora pedagógica da Divisão de Educação de Trânsito. Para ela, a ação de volta às aulas foi a mais importante e com mais retorno positivo. “Por meio dela percorremos diversas escolas e pudemos ter um contato direto com os pais e alunos, orientando a respeito de ações mais seguras no trânsito.”
LEIA TAMBÉM
Terminais de ônibus recebem limpeza constante
Capacitação integra agentes de trânsito e policiais
Trânsito elimina 3 toneladas de entulho no Complexo Fepasa
Realizada em fevereiro, a ação de volta às aulas atingiu cerca de 10 mil pessoas, com a equipe da Divisão de Educação de Trânsito percorrendo 15 escolas de Jundiaí e contando com o apoio de equipe de teatro e mascote, tornando a conscientização lúdica.
“São orientações simples como, por exemplo, o respeito às vagas de escolares, deficientes físicos e idosos, a travessia dos alunos na faixa de pedestre e a maneira correta de se transportar a criança”, comenta Juliana Maia, coordenadora da Divisão de Educação de Trânsito.
“E é importante começar educando as crianças. Nós sempre damos ênfase nos trabalhos educativos em escolas, já que as crianças são o nosso futuro e queremos a preservação de suas vidas em longo prazo, além de elas serem portadoras e passarem os nossos ensinamentos a seus pais”, completa Vanderli.
Próximo trimestre
Com a aproximação de maio, as ações da pasta se voltarão ao Maio Amarelo, mês em que são realizados movimentos em todo o País para a discussão de temas como a segurança viária e o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.
A Organização Mundial da Saúde, em estudo de 2009, contabilizou cerca de 1,3 milhão de mortes por acidentes de trânsito em 178 países e aproximadamente 50 milhões de pessoas que sobreviveram com sequelas. “Dessa forma, vamos destinar o mês de maio para ações em escolas, apoio à travessia de pedestres, blitze educativas com a Polícia Militar, agora consolidada pelo convênio da prefeitura com a secretaria de segurança pública, dentre outras atividades. Nós queremos um trânsito seguro”, lembra Vanderli.
Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ
-
11/01/2025
Teste de adequação viária visa desafogar o trânsito no viaduto Sperandio Pelliciari
-
04/11/2023
Equipes da Prefeitura trabalham mobilizadas no combate às fortes chuvas
-
05/09/2023
Confira como ficará o trânsito na avenida Latorre para o Desfile de Sete de Setembro
-
18/08/2023
Trecho da Ozanam será interditado para obras de galerias pluviais a partir de domingo
Baixe as fotos desta notícia na resolução original