Afoxé Omi Aladô vai agitar Virada Negra nesta sexta (20)
Publicada em 18/11/2015 às 15:24 Nesta sexta-feira (20), a programação da Virada Negra vai contar também com a apresentação de Afoxé Omi Aladô, com apresentação na Praça da Matriz. A Virada Negra é realizada pela Prefeitura de Jundiaí e conta com organização da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (Cepppir), em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado na sexta-feira (20).O afoxé traz sorte e abre caminhos. Pensando nisso, o grupo de Afoxé Omi Aladô leva tambores, dança e música para a Virada Negra. Eles já participam da abertura do Carnaval de Campinas e, este ano, vão estar também presentes na Virada Negra. Para a presidente do Afoxé Omi Aladô, Fabiana Barra Grande Fagundes, o afoxé é uma forma de livre expressão. “Ele mostra uma outra forma de olhar a vida”, comentou.
MAIS VIRADA NEGRA
Afoxé-Ibaô leva música e dança ao Sesc
Missa Afro abre evento na quinta-feira (19)
Bumbo do Japi complementa programação do Sesc
Grupo ‘Tambores Africanos’ abrilhanta Virada Negra
Voltado para todos os públicos, o projeto trabalha a história afro, ensinando os jovens a descobrirem as riquezas dessa cultura, além de unir as famílias. Quinzenalmente, os membros do grupo se reúnem para conversar, dançar, cantar e até mesmo produzirem os próprios instrumentos musicais.
Para Fabiana, a reflexão trazida pela Virada Negra deve permanecer todos os dias. “É uma questão muito importante, que deve ser trazida à tona e discutida”, afirma. Ela também ressalta a importância de um projeto que ensina cultura aos jovens e aproxima a família. “É muito bonito ver a família unida, a mãe dançando, o pai cantando. Nós queremos, além de tudo, ensinar valores aos jovens”, completou.
Virada Negra
O evento gratuito vai ter abertura oficial nesta quinta-feira (19), às 19h30, na igreja Nossa Senhora do Desterro, no Centro, com a Missa Afro. Seguindo a programação, vai ser realizada a “Balada da Virada”, às 23h, no Clube 28 de setembro.
Nesta sexta-feira (20), das 10h às 16h, na Praça da Matriz, estão programadas as apresentações de capoeira, Afoxé Omi Aladô, tambores africanos, grupo de maracatu Tambores de Inkice e a oficina de cultura Afrocêntrica. O encerramento vai ser às 17h, com a Orquestra Municipal, no Polytheama. A Virada vai contar também com uma praça de alimentação repleta de comidas típicas africanas e afro-brasileiras.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original