Semana do Consumidor faz balanço positivo em Jundiaí

Publicada em 18/03/2016 às 17:43

A unidade móvel do Procon de Jundiaí esteve na Praça Governador Pedro de Toledo, a Praça da Matriz, até as 16h desta sexta-feira (18) para atender e tirar dúvidas dos interessados que passavam pelo Centro. Foram mais de cem atendimentos, que tiveram início ainda pela manhã, e que produziram dez reclamações documentadas ao fim do processo – tudo dentro de uma van adaptada.

O coordenador do Procon de Jundiaí, Adilton Garcia, atendia os cidadãos ao lado dos servidores municipais Leandro Almeida de Jesus e Lucia Helena Ajudarte. A atividade marcou o encerramento das atividades da 4ª Semana do Consumidor na cidade.

“Ao longo das atividades dessa semana, conseguimos falar diretamente com, pelo menos, 3,5 mil pessoas”, contabiliza Adilton. Somente na palestra de quinta, sobre direitos e deveres do consumidor bancário, mais de 400 pessoas lotaram o auditório da Unip.

LEIA TAMBÉM
Confira a programação do ‘Procon nos Bairros’ do mês de março

Mais de cem atendimentos e dez reclamações documentadas

Mais de cem atendimentos e dez reclamações documentadas

A contadora Ana Paula Valverde, 29 anos, relatava o problema que vem vivendo nos últimos dias, em busca de uma solução. Segundo ela, seu carro passou por uma colisão traseira com outro veículo no fim da avenida 14 de Dezembro e foi encaminhado, pela seguradora, a uma concessionária de Campinas para efetuar o reparo. Até aí, tudo certo.

“Ocorre que eles alegam que não possuem a peça para a troca. Meu carro, que é um modelo popular, está no pátio da concessionária há duas semanas, e a empresa simplesmente quer que eu o tire de lá”, relata Ana, enquanto mostra alguns documentos sobre o caso.

Ao fim da conversa, Ana foi orientada a entrar com um processo contra a concessionária na tentativa de uma resolução consensual.

Balanço Positivo
A 4ª Semana do Consumidor trouxe, principalmente, duas novidades em relação às edições anteriores. A primeira foi a participação da autoridade máxima quando o assunto é a defesa do consumidor, a secretária nacional da defesa do consumidor, Juliana Pereira da Silva, que veio de Brasília exclusivamente para fazer a abertura da mobilização, na segunda (14).

Mobilização da semana impactou 3,5 mil pessoas diretamente

Mobilização da semana impactou 3,5 mil pessoas diretamente

Depois, na terça (15), pela primeira vez, um teatro infantil foi utilizado como ferramenta de educação para o consumo infantil consciente. A montagem “Chapeuzinho no Vermelho”, no Polytheama, divertiu e promoveu uma reflexão em centenas de crianças da rede de ensino.

Na quarta (16), uma Oficina envolveu 60 Idosos no Complexo Argos sobre direitos e deveres desse tipo de público, com material audiovisual que abordou, entre outros assuntos, a violência financeira sofrida pela terceira idade.

Uma palestra com o coordenador do núcleo de superendividamento do Procon de Barra Funda, Diógenes Donizette, lotou o anfiteatro da Unip nesta quinta (17). O endividamento das famílias, o perigo da linha de crédito em abundância somada à falta d educação financeira e o consumo banalizado foram abordados pelo especialista.

Thiago Secco
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/18/semana-do-consumidor-faz-balanco-positivo-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original