Em visita estratégica, gestores de Jundiaí conhecem modelos modernos de mobilidade

Publicada em 13/10/2023 às 11:27

De olho no futuro, os gestores de Jundiaí José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças), Thiago Maia (Inovação e Relação com o Cidadão) e Aloysio Queiroz, (Mobilidade e Transporte) e o Diretor de Transporte, Leslie Tealdi, estiveram em cidades da Bélgica para conhecerem modelos estratégicos de mobilidade, infraestrutura e transporte. As ideias colhidas serão inspirações para Jundiaí, seguindo as diretrizes do Plano de Mobilidade Urbana (PMU).

Eles passaram por Bruxelas, Kortrijk e Copenhague e encerraram as visitas nesta sexta-feira (13). “A mobilidade é um dos enormes desafios de todas as cidades de médio e grande porte do mundo todo. Jundiaí não é diferente. Por isso, desde que editamos o Plano, que prevê estratégias para os próximos 10 anos, a nossa preocupação é pensar em alternativas que melhorem as condições do trânsito, tráfego e sistema de transporte público. A visita a essas cidades foi estratégica, para que Jundiaí receba o que há de melhor no mundo”, explicou Parimoschi.

Ele conta que desde 2022, ano em que o Plano foi aprovado, a maior feira de automóveis do mundo, a Busworld, visitada em Bruxelas, estava na mira. “Nela vimos as principais inovações na área de transportes. Dentro das nossas possibilidades, levaremos a Jundiaí o que há de mais moderno no transporte público”, comentou.

Parimoschi lembrou que, neste ano, Jundiaí investiu em 68 novos ônibus com wi-fi, ar condicionado, tomadas para carregador de celulares, motores mais eficientes e menos poluentes. Também há novos abrigos, wi-fi em todos os ônibus, frota 100% equipada com acessibilidade, novos itinerários, ampliação de horários de viagens em diversas linhas. “Desde o começo do governo fizemos inúmeros investimentos voltados para a infraestrutura e transporte, pensando sempre na segurança e conforto dos usuários.”

Segundo ele, está em fase de estudos o projeto de concessão dos sete terminais urbanos no Programa de Parcerias Público-Privada. “Esse projeto exige responsabilidade e planejamento, pois alcança um horizonte de longo prazo. Temos que fazer as melhores escolhas. Temos tecnologias novas no mundo e durante a visita à Bélgica comprovamos isso.”

O gestor citou ainda que, de olho na mobilidade urbana, Jundiaí tem em andamento as obras importantes, como a da avenida Antônio Frederico Ozanam, que receberá ampliação de 2,5 km de extensão, canalização de trecho do rio Jundiaí, na região da Vila Hortolândia, além da construção de quatro pontes e um túnel. Também estão a todo vapor as obras do Complexo Viário da Região Sul, que contará com viaduto, alças e túnel para a interligação da Samuel Martins com a avenida 14 de Dezembro. Já a avenida Paulo Benassi recebe obras para ligação da marginal da rodovia João Cereser com Antônio Frederico Ozanam, na região do bairro do Engordadouro.

Bélgica – Outro bom exemplo visto na Bélgica, desta vez em Copenhague, foi o funcionamento e harmonia entre os modais. “Cerca de 60% das viagens na cidade são feitas de bicicleta, são 400 quilômetros de ciclovias e muitas áreas verdes. É um modelo inspirador, que tem o pedestre como prioridade”, contou Parimoschi. 

Os gestores passaram também por Kortrijk para conhecer os equipamentos e tecnologia para monitoramento da empresa Barco, que podem ser utilizados no Centro Integrado de Emergência e Segurança (CIES). O novo prédio jundiaiense tem obra com 79% de execução pronta e abrigará cinco operações distintas: trânsito, transporte, segurança, defesa civil e saúde.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/13/em-visita-estrategica-gestores-de-jundiai-conhecem-modelos-modernos-de-mobilidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original