Virada Negra: encerramento vai ter Orquestra Municipal
Publicada em 17/11/2015 às 16:47A Orquestra Municipal de Jundiaí vai fazer um concerto especial no encerramento da Virada Negra, nesta sexta-feira (20), às 17h, no Teatro Polytheama, com entrada gratuita. O programa traz um repertório baseado na contribuição da cultura negra para a música brasileira, com a solista convidada, a soprano Erika Muniz, integrante do Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.
Na percussão, outra participação especial. O músico Chico Santana, que já se apresentou com a orquestra em 2014 no concerto “É Samba”, vai ser responsável por executar as batidas dos ritmos africanos durante o concerto.
MAIS VIRADA NEGRA 2015
Afoxé-Ibaô leva música e dança ao Sesc
Missa Afro abre evento na quinta-feira (19)
Grupo ‘Tambores Africanos’ abrilhanta Virada
Segundo a regente da OMJ, Cláudia Feres, a apresentação tem como proposta o fomento da influência negra em Jundiaí, aliando a causa a um programa cultural da cidade. “Fico muito feliz em realizar esse trabalho. Há muitos anos vinha planejando fazer um concerto dedicado à contribuição da cultura negra à música brasileira”, ressalta.
Cláudia destaca a participação dos afrodescendentes no segmento erudito. “O papel do negro é de enorme importância na formação das orquestras brasileiras. Vamos fazer parte desse movimento mostrando três principais vertentes: a contribuição para o barroco mineiro, a utilização de material sonoro da cultura negra em obras de compositores brasileiros descendentes de europeus e a mistura das culturas que trouxeram a identidade da música brasileira”, explica.
Conduzido pelo arranjador Daniel Muller, que preparou as obras especialmente para o programa, o repertório é composto por canções como “Congada”, de Francisco Mignone; “Dansa Negra”, de Camargo Guarnieri; “Ó Língua Bendita”, de José Rodrigues Domingos de Meireles; “Essa Negra Fulô”, de Lorenzo Fernandez; “Sentinela”, de Milton Nascimento; “Zumbi”, de Gilberto Gil; e “Canto de Xangô/Estrela é lua nova”, de H. Villa-Lobos.
Solista convidada
A cantora Erika Muniz, que traz para o concerto sua aguda voz de soprano, é natural do Rio de Janeiro. Como solista, ela teve sua estreia na montagem da ópera “Dido e Eaneas”, de Henry Purcell, como Belinda, em agosto de 2005, na Escola de Música da UFRJ. Em 2007, cantou as óperas “L’Italiana in Londra”, de Cimarosa, como a protagonista Livia, e “O rapto no serralho”, de Mozart, pelo projeto “Ópera no Bolso”, na Sala Baden Powell, no Rio. É integrante do Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo desde março de 2008.
Virada Negra
O evento gratuito vai ter abertura oficial na quinta-feira (19), às 19h30, na igreja Nossa Senhora do Desterro, no Centro, com a Missa Afro. Seguindo a programação, vai ser realizada a “Balada da Virada”, às 23h, no Clube 28 de setembro.
Nesta sexta-feira (20), das 10h às 16h, na Praça da Matriz, estão programadas as apresentações de capoeira, Afoxé Omi Aladô, tambores africanos, grupo de maracatu Tambores de Inkice e a oficina de cultura Afrocêntrica. O encerramento vai ser às 17h, com a Orquestra Municipal, no Polytheama. A Virada também vai contar com uma praça de alimentação recheada de comidas típicas africanas e afro-brasileiras.
O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4522 – 0770.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ e Divulgação
- 
				 29/10/2025 
				
					 Espetáculo gratuito na Sala Glória Rocha traz programa triplo de coreografias da Cia. Jovem de Dança Espetáculo gratuito na Sala Glória Rocha traz programa triplo de coreografias da Cia. Jovem de Dança
- 
				 29/10/2025 
				
					 Animação dos estudantes marca as apresentações interativas da Orquestra Municipal em escolas Animação dos estudantes marca as apresentações interativas da Orquestra Municipal em escolas
- 
				 28/10/2025 
				
					 Espaço Expressa contará com exibições gratuitas do 20º Festival de Cinema Italiano no Brasil Espaço Expressa contará com exibições gratuitas do 20º Festival de Cinema Italiano no Brasil
- 
				 27/10/2025 
				
					 Festa da Uva e Expo Vinhos: tradicional festa dos jundiaienses já tem as datas para 2026 no Parque da Uva Festa da Uva e Expo Vinhos: tradicional festa dos jundiaienses já tem as datas para 2026 no Parque da Uva
Baixe as fotos desta notícia na resolução original



