Palestrantes do 1º Fórum de Segurança se reúnem em Jundiaí
Publicada em 13/05/2016 às 18:12Os palestrantes do 1° Fórum Municipal de Segurança Integrada se encontraram na manhã desta sexta-feira (13) na sede da Guarda Municipal e alinharam as primeiras diretrizes sobre os temas que vão desenvolver nos debates de junho na sede da Universidade Paulista (Unip).
O general de Brigada do Exército Brasileiro, Ricardo Rodrigues Canhaci; o oficial de Ligação, o coronel Rogério Winter; e o comandante da Guarda, José Roberto Ferraz, trocaram informações e conversaram sobre tecnologia, segurança, trabalho integrado, de experiências em campo, entre outras pautas.
LEIA TAMBÉM
1º Fórum Municipal de Segurança Integrada tem inscrições abertas
Grupo de WhatsApp é aliado no combate a incêndios na Serra do Japi
Estrutura tecnológica da GM surpreende general e coronel do Exército
O 1ª Fórum de Segurança Integrada foi idealizado pela Prefeitura por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). O coordenador especial do órgão, José Carlos Pires, anunciou nesta sexta-feira (13) que é só o primeiro passo na tentativa de trazer para Jundiaí o Fórum Nacional de Segurança Pública.
“É um evento que vai oferecer à sociedade a oportunidade de acompanhar os debates de especialistas de áreas ligadas à segurança. Aposto no sucesso absoluto”, destaca Pires.
O coordenador do GGIM comprova seu otimismo com números. Dois dias depois da abertura das inscrições, 40 pessoas já confirmaram presença. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 5 de junho (domingo).
Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e aguardar a confirmação pelo e-mail. O 1º Fórum Municipal de Segurança Integrada tem como tema “Construindo Estratégias Para Ampliar a Integração”.
O general Canhaci abre o Fórum com o tema “Integração das Forças de Segurança, Administração e Sociedade”. O atual comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve de Campinas vai falar com a experiência de quem já participou de missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), como a do Sudão Sul, e comandou a Força de Pacificação do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.
Outras duas palestras podem ser destacadas dentro do painel Tecnologia e Inteligência, no período da tarde. A “Conceito de Tecnologia e Inteligência na Segurança Pública” tem à frente o coronel do Exército Rogério Winter.
O oficial vai avançar em pautas como guerra cibernética, comando e controle, segurança de redes de computadores e análise de “malware”, um software usado para se infiltrar em computadores.
Winter é um dos nomes de notoriedade sobre o assunto no Brasil. Oficial de Ligação do Exército, o coronel faz parte do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
“Vou mostrar os conceitos sobre tecnologia e integração e ações com a participação do Exército. Acredito em um alto nível de discussões”, avalia.
O comandante da Guarda, José Roberto Ferraz, também faz palestra, com tema atual: “Tecnologia Aplicada na Segurança Pública”.
Vai ser a chance de conhecer modelo operações utilizadas com todo aparato tecnológico disponível no mercado. A GM de Jundiaí é apontada como referência no Brasil, com suas atividades sendo destacadas pela mídia nacional inúmeras vezes.
Ivan Lopes
Foto: Paulo Grégio
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
-
12/12/2024
Segurança Pública Municipal investe em procedimentos operacionais padrão
-
04/12/2024
Gestores alinham últimos detalhes para entrega do CIES
Baixe as fotos desta notícia na resolução original