Implantar eixos de integração constituindo corredores urbanísticos, com priorização do transporte coletivo e outros modais não motorizados.

Programa de Governo: Mobilidade Total

Unidade (s) Responsável (is): UGMT e UGPUMA

O que foi feito:

Fase de validação e revisão de projetos executivos de vários trechos para ciclovias e calçadas. Início dos estudos para a implantação de corredores preferenciais na Avenida Jundiaí, Avenida Dr. Cavalcanti, Rangel Pestana, Vigário J. J. Rodrigues, com semáforos inteligentes. Em 2023, com base no Plano de Mobilidade Urbana, o poder público municipal iniciou os estudos para a implantação de corredor preferencial para o transporte público em várias avenidas.  Além disso, a prefeitura coordenou o projeto de transposição da Rodovia Anhanguera (SP-330) visando a fluidez e a segregação do tráfego urbano do rodoviário.
Com base no Plano de Mobilidade Urbana aprovado, em 2022, desde 2023 o poder público municipal está conduzindo estudos para a implantação de corredor preferencial para o transporte público na cidade, e está considerando, também, o projeto de automatização semafórica (semáforo inteligente) em tais avenidas, com a priorização do transporte público. Além disso, a prefeitura coordenou o projeto de transposição da Rodovia Anhanguera (SP-330), a ser analisado pela Concessionária CCR AutoBAn, visando a fluidez e a segregação do tráfego urbano do rodoviário.

Clique no link leia mais, abaixo, e conheça a íntegra desta iniciativa.

No ano de 2022 estava em fase de validação e revisão dos projetos executivos dos trechos abaixo, contratados para elaboração de ciclovias e calçadas (contrato 110/2019 – Processo 30.042/2019): 1. Projeto de ciclovia ligando a Rodoviária ao Terminal Central, contemplando os trechos das Avenidas Jundiaí, Coleta Ferraz de Castro, Pedro Blanco da Silva, Manoela Lacerda Vergueiro e Avenida 9 de Julho – 4.000m; 2. Projeto de ciclovia na Rua Elias Juvenal de Mello, conectando a Avenida Jundiaí com a Avenida Marginal do Córrego das Valquírias – 700m; 3. Projeto de ciclovia de trecho da Avenida Osmundo dos Santos Pellegrini – 2.000m; 4. Projeto de ciclovia e calçadas na Avenida Henrique Brunini – 2.100m; 5. Projeto de ciclovia e calçadas na Avenida José Benassi – 3.000m. Com base no Plano de Mobilidade Urbana aprovado, em 2022, o poder público municipal iniciou os estudos para a implantação de corredor preferencial para o transporte público na Avenida Jundiaí, Avenida Dr. Cavalcanti, Rangel Pestana, Vigário J. J. Rodrigues, considerando, também, o projeto de automatização semafórica (semáforo inteligente) em tais avenidas, com a priorização do transporte público. Além disso, a prefeitura coordenou o projeto de transposição da Rodovia Anhanguera (SP-330), a ser analisado pela Concessionária CCR AutoBAn, visando a fluidez e a segregação do tráfego urbano do rodoviário.

Em 2023, com base no Plano de Mobilidade Urbana, o poder público municipal iniciou os estudos para a implantação de corredor preferencial para o transporte público na Avenida Rangel Pestana, Avenida Dr. Cavalcanti e Avenida Jundiaí. Além disso, a prefeitura coordenou o projeto de transposição da Rodovia Anhanguera (SP-330), a ser analisado pela Concessionária CCR AutoBAn, visando a fluidez e a segregação do tráfego urbano do rodoviário. Um dos projetos prioritários de rua completa é a Avenida Jundiaí, que está aguardando definições finais para seguir os trâmites de contratação de projetos complementares e licitação da obra. Os trechos de conexão de infraestrutura cicloviária elencados como prioritários e que podem ser implantados a partir de 2024 são: Av. Pref. Luis Latorre x Av. Dr. Jacyro Martinasso (conexão e alguns trechos) x Viaduto das Valquírias; Viaduto das Valquírias x Av. Osmundo dos Santos Pellegrini; Av. Odila Azalim (Marginal Norte Rod. Anhanguera – Rodoviária); Viaduto Sperandio Pelliciari x Av. Antonio Frederico Ozanam (Acessos ciclovia Forte com o viaduto e travessia); Rua Lacerda Franco x Rua XV de Novembro X Viaduto Sperandio Pelliciari – Lacerda Franco x Ferroviários; Av. dos Imigrantes – Conexão Rota da Uva com a Ciclovia Av. Frederico Ozanan; Av. União dos Ferroviários – recurso de R$1,2 milhões aprovado no CMPT para utilização do FMDT (Fundo Municipal de Desenvolvimento do Trânsito).

Com base no Plano de Mobilidade Urbana aprovado, em 2022, desde 2023 o poder público municipal está conduzindo estudos para a implantação de corredor preferencial para o transporte público na Avenida Jundiaí, Avenida Dr. Cavalcanti, Rangel Pestana, Vigário J. J. Rodrigues, considerando, também, o projeto de automatização semafórica (semáforo inteligente) em tais avenidas, com a priorização do transporte público. Além disso, a prefeitura coordenou o projeto de transposição da Rodovia Anhanguera (SP-330), a ser analisado pela Concessionária CCR AutoBAn, visando a fluidez e a segregação do tráfego urbano do rodoviário.