Implementar práticas de sustentabilidade no Paço Municipal.

Programa de Governo: Governança Eficiente e Responsável

Unidade (s) Responsável (is): UGAGP

O que foi feito:

Em 2021 foi adquirida uma central de carregamento para veículos elétricos; a instalação do eletroposto foi realizada em 2022, com o objetivo de viabilizar o processo de substituição gradativa da frota de veículos a combustão por veículos elétricos.
Em 2023 foi implantado o projeto “Servidor Consciente”, que visa conscientizar os mais de 1,2 mil servidores do Paço Municipal sobre a importância de não gerar resíduos e da destinação correta dos materiais recicláveis e orgânicos. Foram fornecidos copos reutilizáveis, instaladas lixeiras exclusivas para recicláveis e descarte de itens eletrônicos. Com a iniciativa, além de significativos ganhos para o meio ambiente, houve uma diminuição muito grande no volume e gasto com copos descartáveis.

Clique no link leia mais, abaixo, e conheça a íntegra desta iniciativa.

No final de 2021 foi adquirida uma central de posto de carregamento para veículos elétricos. A instalação do Eletroposto foi realizada em 2022 nas vagas em frente à entrada do Paço Municipal. Vale destacar que qualquer munícipe pode fazer uso da central, basta entrar em contato com a administração do Paço municipal de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados e pontos facultativos (o uso da estação de recarga é gratuito nesta fase experimental, com uma análise da procura, fluxo e volume de veículos,em que a implantação de uma eventual cobrança será analisada posteriormente). O objetivo da instalação do eletroposto é viabilizar o processo de substituição gradativa da sua frota de veículos a combustão por veículos elétricos. Também em 2022 foram adquiridos 05 veículos 100% elétricos para a frota municipal (entregues em 2023). No ano de 2023 foi implantado o projeto “Servidor Consciente”, que visa conscientizar os mais de 1,2 mil servidores que atuam diariamente no Paço Municipal, sobre a importância da não geração de resíduos e da destinação correta dos materiais recicláveis e orgânicos. Com o projeto, foram fornecidos copos reutilizáveis para os servidores, foram instaladas lixeiras exclusivas para recicláveis e descarte de itens eletrônicos. Com a iniciativa, além de significativos ganhos para o meio ambiente, houve uma diminuição muito grande no volume e gasto com a aquisição de copos descartáveis.