Estimular ambientes e oferecer apoio ao empreendedorismo no município

Programa de Governo: Jundiaí Empreendedora

Unidade (s) Responsável (is): UGAAT e UGDECT

O que foi feito:

Foram realizadas ações como o Circuito das Frutas, lançamento do Distrito Turístico Serra Azul, implantação do Espaço Jundiaí Empreendedora https://negocios.jundiai.sp.gov.br/espaco-jundiai-empreendedora/. Também houve a adesão ao Via Rápida Empresa, lançamento do Projeto Circuito Gastronômico, da Rota da Cerveja Artesanal e da Melhor Coxinha de Queijo de Jundiaí (2021).

Em 2023 o município conquistou a Indicação Geográfica da Uva Niagara Rosada de Jundiahy. Foi realizado o planejamento do Serviço Inspeção Municipal de Origem Vegetal (SIMPOV) voltado ao atendimento dos produtores de bebidas do município; implementado o Programa de Apoio ao Agronegócio de Jundiaí (PROAJ). A porcentagem subsidiada pelo governo municipal do Seguro Agrícola foi aumentada para 20%; foi implementada a Lei do subsídio econômico Cultivo Protegido (33 produtores – total pago R$ 182.957,01); aumentados os recursos destinados ao subsídio do Programa por Pagamento por Serviços Ambientais (PSA); implantado o Varejão Noturno no Parque do Cerrado e Feira do Produtor no Paço Municipal duas vezes por mês.


Clique no link leia mais, abaixo, e conheça a íntegra desta iniciativa.

No ano de 2021 houve a realização de ações como o Circuito das Frutas, divulgação de empreendimentos turísticos e produtos locais e lançamento do Distrito Turístico Serra Azul. Implementação do Programa Jundiaí Empreendedora, permitindo à participação e realização das ações do Programa de Desenvolvimento Local do SEBRAE-SP e do Programa Consórcio Empreendedor do SEBRAE-SP. Além da criação do Espaço do Empreendedor no Maxi Shopping e da adesão ao Via Rápida Empresa. Em fevereiro/2022 foi implantado o Espaço Jundiaí Empreendedora (https://negocios.jundiai.sp.gov.br/espaco-jundiai-empreendedora/) no Maxi Shopping. Ao longo do ano foram realizadas ações como o Circuito das Frutas, apoiando a realização da XII Cavalgada do Circuito das Frutas para divulgar e estimular a tradição tropeira e a valorização do agronegócio e do 5º Encontro Enoconexão que visa o fortalecimento da Vitivinicultura Paulista. Apoio aos permissionários cadastrados na prefeitura, com a participação em eventos realizados. Lançamento do Projeto Circuito Gastronômico. Realização de rodadas de negócios voltadas ao agronegócio, abastecimento e o turismo no município. Lançamento da Rota da Cerveja Artesanal. Realização do Concurso A Melhor Coxinha de Queijo de Jundiaí. Outra importante entrega, que está prevista para o final de janeiro/2023 é o Galpão Criativo, que é um espaço público anexo à Fundação Escola TVTEC Jundiaí (FTVTEC), que fica no Complexo Argos na Vila Arens, com ele o município recebe um ambiente gratuito para ser ocupado por pessoas, coletivos e Ongs prontos para colocar suas ideias e projetos da economia criativa em prática.

Em 2023 o município conquistou a Indicação Geográfica da Uva Niagara Rosada de Jundiahy, com isso, nossa uva obtém um maior valor agregado, potencializando assim a produção e o turismo rural do município. Realizado o planejamento do Serviço Inspeção Municipal de Origem Vegetal (SIMPOV) voltadas ao atendimento dos produtores de bebidas do município; Implementação do Programa de Apoio ao Agronegócio de Jundiaí (PROAJ); Aumento da porcentagem subsidiada pelo governo municipal do Seguro Agrícola (20%); Implementação da Lei do subsídio econômico Cultivo Protegido (33 produtores – total pago R$ 182.957,01); Aumento de recurso destinado ao subsídio do Programa por Pagamento por Serviços Ambientais (PSA); Implantação do Varejão Noturno no Parque do Cerrado e Feira do Produtor no Paço Municipal duas vezes por mês, Disponibilização online de todos os serviços do Abastecimento; Apoio aos permissionários cadastrados na UGAAT, com a participação em eventos realizados pelas Unidades de Gestão; Realização do 1º Festival do Pastel de Feira; Realização de visitas técnicas e assessoria técnica especializada para implantação de novos empreendimentos turísticos; Participação de empreendedores em Eventos Temáticos; Lançamento da Rota do Brincar e capacitação de empreendimentos para ampliação da oferta para turismo familiar; Realização de evento Dia do Vinho e Eventos em shoppings com oportunidades para divulgação de empreendedores locais; Coordenação do grupo Mulheres do Turismo Paulista com capacitações e rodadas de negócio para empreendedoras; Realização de 60 feiras do Programa Jundiaí Feito à Mão.