Promover maior inserção internacional da economia municipal.

Programa de Governo: Jundiaí Empreendedora

Unidade (s) Responsável (is): UGDECT e UGGF

O que foi feito:

Realização de workshops voltados à exportação de produtos jundiaienses (2021 e 2022). Lançamento da revista “Jundiaí, a melhor cidade do Brasil” https://jundiai.sp.gov.br/amelhordobrasil/. Jundiaí passou a integrar a Rede Mercocidades https://mercociudades.org/pt-br/, sediada no Uruguai. 

Em 2023, Jundiaí continuou fortalecendo suas parcerias internacionais. Em abril, a cidade formalizou um acordo de cooperação com o município chinês de Gaoyou, tornando-se cidades-irmãs. Além disso, em junho, Jundiaí realizou um evento em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a APEX Brasil. O evento, parte do programa Exporta + Jundiaí, destacou o projeto Halal do Brasil, com o objetivo de impulsionar o comércio de produtos entre o Brasil e países árabes. 

Clique no link leia mais, abaixo, e conheça a íntegra desta iniciativa.

Foram realizados workshops ao longo de 2021 voltados à exportação de produtos jundiaienses a diversos mercados internacionais. Foram realizados workshops ao longo de 2022 voltados à exportação de produtos jundiaienses a diversos mercados internacionais. Lançamento da marca/revista “Jundiaí, a melhor cidade do Brasil”, em dezembro/2022 (https://jundiai.sp.gov.br/amelhordobrasil/). Ainda sobre a internacionalização de Jundiaí, em 2022 a cidade passou a integrar a Mercocidades (https://mercociudades.org/pt-br/), rede esta sediada no Uruguai e que tem por objetivo potencializar a identidade e a integração regional para assegurar o desenvolvimento das cidades e o bem-estar na América do Sul.

Em 2023, Jundiaí continuou fortalecendo suas parcerias internacionais, consolidando ações iniciadas em 2022. Em abril, a cidade formalizou um acordo de cooperação com o município chinês de Gaoyou, tornando-se cidades-irmãs. Este acordo visou estreitar laços econômicos e sociais, além de promover trocas em inovação e tecnologia. Além disso, em junho, Jundiaí realizou um evento em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a APEX Brasil, focado no mercado árabe. O evento, parte do programa Exporta + Jundiaí, destacou o projeto Halal do Brasil, com o objetivo de impulsionar o comércio de produtos Halal entre o Brasil e os países árabes. Estas iniciativas refletem o compromisso contínuo de Jundiaí em integrar redes internacionais de cidades e impulsionar seu desenvolvimento econômico global.