Ampliar o sistema de monitoramento da Serra do Japi com câmeras e ampliar as áreas de acesso a reserva por todas as portarias.
Programa de Governo: Município Sustentável
Unidade (s) Responsável (is): FSJ e UGSM
O que foi feito:
O Projeto OLHOS da SERRA, com seu sistema de monitoramento já está operacional e em processo de expansão, contando atualmente com câmeras com sistema IoT (Internet das Coisas) em pontos-chave de circulação no acesso ou território da Base Ecológica. Foi criada uma rede entre moradores e agentes públicos (UGMT, FSJ, GM Florestal etc.) para resolução de pontos críticos.
Clique no link leia mais, abaixo, e conheça a íntegra desta iniciativa.
Com a implantação do Projeto OLHOS da SERRA, o sistema de monitoramento já está operacional e em processo de expansão, contando atualmente com câmeras com sistema IOT (internet das coisas), posicionadas em pontos chave de circulação no território ou acesso a Base Ecológica. Foi criada uma rede solidária entre moradores e agentes públicos que cuidam das principais áreas de interesse na região da Serra do Japi reunindo transporte, serviços públicos, CPFL, UGMT, FSJ, GM Florestal e moradores, tal ação vem facilitado a resolução de pontos críticos devido as condições climáticas e riscos inerentes ao território. Em 2024 foi instalado uma outra câmera de monitoramento na porteira 6 da Reserva Biológica. Estamos buscando a implantação também na porteira 5 da Reserva por serem pontos constantes de invasão tanto de ciclistas como de transeuntes Nessa nova etapa do projeto esta sendo contratado o serviço da Um Grau E Meio para complementar a segurança de combate ao fogo do território da Serra do Japi, além disso a instalação de câmeras com registro de imagens na porteira 6 e 5 da base ecológica.