Combater as perdas hídricas, hidráulicas, energéticas e comerciais por meio de estratégias pautadas em tecnologia e inovação.
Programa de Governo: Município Sustentável
Unidade (s) Responsável (is): DAE
O que foi feito:
Executados projetos de modelagem hidráulica (Geomapa) e de levantamento de banco de dados (Georadar), bem como combate a fraudes de água (2021). Concluídas a atualização de cadastro comercial, a modelagem para implantação de macromedição nas zonas Leste e Sul, a detecção de vazamentos não-visíveis e a substituição de ramais.
Em 2024 foram substituídos cerca de 10.000 hidrômetros completando 40.000 nos últimos quatro anos. Contratado o serviço de pesquisa de vazamento não visíveis em 1.100 KM no munícipio. Obtida Aprovação de financiamento junto ao Comitê das Bacias PCJ (FEHIDRO) para celebração de contrato de financiamento para telemetria dos setores implantados de macromedição e zonas de pressão. Iniciado Projeto Piloto com empresa Start-Up para identificação de vazamentos não visíveis por Inteligência Artificial. Desenvolvimento do módulo de Diretrizes Água e Esgoto no sistema GIS para gestão de demandas futuras. Revisão completa das bancadas de aferição de hidrômetros para a norma ABNT NBR ISO 17025:2005 e Portaria INMETRO 155. Iniciado os trabalhos de Auditoria do Balaço Hídrico modelo IWA pelo Laboratório de Vazões do IPT. Iniciada a obra de Estação de Geração de Usina Fotovoltaica no estacionamento da DAE.
Clique no link leia mais, abaixo, e conheça a íntegra desta iniciativa.
No ano de 2021 foram executados projetos de modelagem hidráulica (GEOMAPA) e levantamento e cadastramento de banco de dados (GEORADAR), bem como foi dado continuidade ao combate às fraudes de água. Em 2022 foram concluídos: a atualização do cadastro comercial, a modelagem para implantação macromedição na zona leste e sul, a detecção de vazamentos não visíveis e substituição de ramais, dado a continuidade ao combate às fraudes de água e iniciado a substituição dos hidrômetros residenciais. Em 2023 foram trocados cerca de 21.600 hidrômetros. Implantados setores de medição, setorização e VRP para as regiões sul e leste da cidade considerando cerca de 57 setores. Iniciada a licitação para detecção de vazamentos não visíveis. Obtida a aprovação de financiamento junto ao Fehidro para celebração de contrato de financiamento junto aos Comitês das Bacias PCJ (FEHIDRO). O projeto de “Prestação de serviços de engenharia para instalação de telemetria em macromedidores de vazão e vrp (válvulas redutoras de pressão) no setor de abastecimento R10/CB10”, com área de implantação na região Leste do Município. Iniciada a licitação de Estação de Geração de Usina Fotovoltaica no estacionamento da DAE. Em 2024 foram substituídos cerca de 10.000 hidrômetros completando 40.000 nos últimos quatro anos. Contratado o serviço de pesquisa de vazamento não visíveis em 1.100 KM no munícipio. Obtida Aprovação de financiamento junto ao Comitê das Bacias PCJ (FEHIDRO) para celebração de contrato de financiamento para telemetria dos setores implantados de macromedição e zonas de pressão. Iniciado Projeto Piloto com empresa Start-Up para identificação de vazamentos não visíveis por Inteligência Artificial. Desenvolvimento do módulo de Diretrizes Água e Esgoto no sistema GIS para gestão de demandas futuras. Revisão completa das bancadas de aferição de hidrômetros para a norma ABNT NBR ISO 17025:2005 e Portaria INMETRO 155. Iniciado os trabalhos de Auditoria do Balaço Hídrico modelo IWA pelo Laboratório de Vazões do IPT. Iniciada a obra de Estação de Geração de Usina Fotovoltaica no estacionamento da DAE.