Combater as perdas hídricas, hidráulicas, energéticas e comerciais por meio de estratégias pautadas em tecnologia e inovação.

Programa de Governo: Município Sustentável

Unidade (s) Responsável (is): DAE

O que foi feito:

Executados projetos de modelagem hidráulica (Geomapa) e de levantamento de banco de dados (Georadar), bem como combate a fraudes de água (2021). Concluídas a atualização de cadastro comercial, a modelagem para implantação de macromedição nas zonas Leste e Sul, a detecção de vazamentos não-visíveis e a substituição de ramais.
Em 2023 foram trocados cerca de 21.600 hidrômetros. Implantados setores de medição, setorização e VRP para as regiões sul e leste da cidade. Iniciada a licitação para detecção de vazamentos não visíveis. Obtida Aprovação de financiamento junto ao Fehidro para celebração de contrato de financiamento junto aos Comitês das Bacias PCJ. Foi elaborado o projeto de prestação de serviços de engenharia para instalação de telemetria em macromedidores de vazão e VRP, com área de implantação na região Leste do Município. Iniciada a licitação de Estação de Geração de Usina Fotovoltaica no estacionamento da DAE.

Clique no link leia mais, abaixo, e conheça a íntegra desta iniciativa.

No ano de 2021 foram executados projetos de modelagem hidráulica (GEOMAPA) e levantamento e cadastramento de banco de dados (GEORADAR), bem como foi dado continuidade ao combate às fraudes de água. Em 2022 foram concluídos: a atualização do cadastro comercial, a modelagem para implantação macromedição na zona leste e sul, a detecção de vazamentos não visíveis e substituição de ramais, dado a continuidade ao combate às fraudes de água e iniciado a substituição dos hidrômetros residenciais.

Em 2023 foram trocados cerca de 21.600 hidrômetros. Implantados setores de medição, setorização e VRP para as regiões sul e leste da cidade considerando cerca de 57 setores. Iniciada a licitação para detecção de vazamentos não visíveis. Obtida a aprovação de financiamento junto ao Fehidro para celebração de contrato de financiamento junto aos Comitês das Bacias PCJ (FEHIDRO). O projeto de “Prestação de serviços de engenharia para instalação de telemetria em macromedidores de vazão e vrp (válvulas redutoras de pressão) no setor de abastecimento R10/CB10”, com área de implantação na região Leste do Município. Iniciada a licitação de Estação de Geração de Usina Fotovoltaica no estacionamento da DAE.