Garantir a segurança hídrica e preservação dos mananciais.

Programa de Governo: Município Sustentável

Unidade (s) Responsável (is): DAE

O que foi feito:

Concluída a construção do Mundo das Crianças, fases 1 e 2 (2021). A fase 3 está prevista para 2024. O Mundo das Crianças foi construído como extensão da área de preservação da represa que abastece Jundiaí. Na 1ª Fase, foram reservadas 170 mil m² de área verde para diversão e aprendizagem. 
2023 bateu o recorde de visitação, com mais de 1,3 milhão de frequentadores entre o Mundo das Crianças e o Parque da Cidade. Também foi o ano de inclusão do Mundo no calendário das escolas municipais. Foram finalizadas a nova represa, as áreas de convívio, infraestrutura e pistas de caminhadas e ciclovias. Em relação às alternativas de abastecimento, está em curso junto ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) o pedido de outorga para captação de água dos rios Jundiaí e Capivari.

Clique no link leia mais, abaixo, e conheça a íntegra desta iniciativa.

Em 2021 foi concluída a construção do Mundo das Crianças, fases 1 e 2. O Mundo das Crianças foi construído como extensão da área de preservação da represa que abastece a cidade de Jundiaí. Na primeira fase, conta com 170 mil m² de área verde destinadas para diversão, aprendizagem e interação com a natureza. Um dos objetivos do Mundo das Crianças é desenvolver atividades educacionais voltadas ao meio ambiente, de modo interativo e divertido. Assim, ao alinhar a promoção da preservação do entorno da represa com ações de educação ambiental, o Mundo das Crianças contribui com a segurança hídrica e preservação dos mananciais da cidade. As obras do Mundo das Crianças seguem dentro do cronograma planejado, com a entrega final da fase 3 estimada para o ano de 2024. Em relação ao estudo de levantamento de fontes alternativas de abastecimento, o mesmo foi concluído em 2022, trazendo dados sobre a disponibilidade hídrica superficial e subterrânea em Jundiaí.

O ano de 2023 foi marcado pelo recorde de visitação, com mais de 1.300.000 de frequentadores (entre o Mundo das Crianças e o Parque da Cidade). Também foi o ano de inclusão do Mundo das Crianças, no calendário escolar das escolas municipais, como sala de aula a céu aberto, desenvolvendo atividades educacionais e lúdicas, apresentando aos alunos, o meio ambiente de modo interativo e divertido. Toda a idealização do Mundo das Crianças, tem como premissa principal a segurança hídrica e preservação dos mananciais, tendo essa continuidade a terceira fase em implantação, trazendo aos alunos e munícipes um novo espaço, de conceito imersivo nos biomas e fauna existente. Até o final de 2023, foram finalizadas a nova represa, as áreas de convívio, infraestrutura e pistas de caminhadas e ciclovias. Com mais aproximadamente 170 mil m² a anexar aos já existentes, a terceira fase será entregue com a conclusão dos quiosques, cascatas, área de alimentação e espaço Pet, tendo como prazo junho/24. Em relação às alternativas de abastecimento, está em curso junto ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) o pedido de outorga para captação de água dos rios Jundiaí e Capivari.