Reduzir o número de acidentes com vítimas, com prioridade para ações previstas nos protocolos para primeira infância e no programa Cidade das Crianças.
Programa de Governo: Cidade das Crianças
Unidade (s) Responsável (is): UGMT e UGPUMA
O que foi feito:
Em 2023 foram registradas 16 mortes em acidentes nas vias municipais, uma queda de 50% em relação a 2022, quando foram 32 casos fatais. E entre 2022 e 2023 as internações decorrentes de sinistros de trânsito com motos caíram de 50 para 28, diminuição de 44%. Os óbitos envolvendo motociclistas caíram de 14 para sete no mesmo período, redução de 50%.
Esses números resultam de investimentos que o poder público municipal vem fazendo na cidade, como qualificação do percurso entre o Instituto Braille e o Complexo Esportivo dr. Nicolino de Lucca, com melhoria de acessibilidade e arborização; Qualificação com alargamento e acessibilidade de calçadas do bairro Tarumã; lançamento do Programa Ativa!Centro, para incentivar a mobilidade ativa e melhorar a segurança viária do Centro por meio do desenho urbano e gestão de velocidade.
Clique no link leia mais, abaixo, e conheça a íntegra desta iniciativa.
Em 2021 deu-se início ao desenvolvimento de projetos de calçadas no entorno de equipamentos públicos (contrato 110/2019 – processo 30.042/2019): 1. Projeto de calçadas do entorno do Instituto Luiz Braille e do CECE Nicolino de Luca – 3.300m; 2. Projeto de calçadas desde a Praça Tiradentes à Praça dos Andradas – 1.500m; 3. Projeto de calçadas e espaços públicos do Programa Entre a Casa e a Escola, EMEB Luiz Barbaro – 2.000m; 4. Projeto de calçadas e espaços públicos do Programa Entre a Casa e a Escola, EMEB Ivo de Bona – 2.000m; 5. Projeto de ciclovia e calçadas na Avenida Henrique Brunini – 2.100m. Projetos de calçadas – foco em segurança viária nas Ruas do bairro Tarumã; no Trecho da Avenida Geraldo Azzoni no Rio Acima. Praças e entorno de escolas: Praça Joaquim Soares Lemos e entorno da EMEB Professora Haydée Dumagin Mojola na Vila Hortolândia; Praça Santa Gertrudes – entorno do CRAS e EMEB Mercedes Bazílio Bonito. Em 2022 foi implantado o Programa de redução de velocidade na Alameda CESP e na Rod. Vereador Geraldo Dias (SP-332), no trecho urbano. Também foram instalados pontos de radares nas principais avenidas do Município. A gestão municipal prevê a contratação em 2023 de empresa para a prestação de serviço de execução de lombadas físicas e eletrônicas, visando o respeito à velocidade das vias e, consequentemente, a redução no número de acidentes com vítimas.
Os investimentos realizados pela Prefeitura de Jundiaí, com foco na proteção de vidas, já apresentam resultados positivos. Em 2023, os óbitos causados por acidente de trânsito foram reduzidos em 50%, nas vias municipais da cidade, de acordo com dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga SP). Enquanto em 2022 foram registradas 32 mortes, em 2023, 16 registros fatais foram contabilizados. Por sua vez, as internações decorrentes de sinistros de trânsito com motos, caíram de 50 para 28, no período de 2022 e 2023, o que representa uma diminuição de 44%, e os óbitos envolvendo motociclistas caíram de 14 para 7, no mesmo período, o que representa uma redução de 50%.
Sobre alguns dos investimentos (trechos em fase final de licitação ou início de implantação) que vêm sendo feitos na cidade, e que impactam na redução de acidentes com vítimas em Jundiaí, destacam-se: Qualificação do percurso entre o instituto Braille e o Complexo Esportivo Dr. Nicolino de Lucca com melhoria de acessibilidade e arborização. – Qualificação com alargamento e acessibilidade de calçadas do bairro Tarumã com objetivo de aumentar a segurança viária em trecho com alto índice de sinistros de trânsito. – Lançamento do Programa Ativa!Centro, que tem por objetivo incentivar a mobilidade ativa e melhorar a segurança viária do Centro por meio do desenho urbano e gestão de velocidade.