Descentralizar as ações e atividades culturais.
Programa de Governo: Diversidade Cultural
Unidade (s) Responsável (is): UGC, FCCE, UGADS e UGE
O que foi feito:
Em 2021, foram realizadas 256 apresentações artísticas no Projeto Desemparedamento das Infâncias em 23 bairros da cidade, além de outras representações artísticas. Também aconteceram 135 ações em espaços públicos em diferentes bairros da cidade.
Em 2023, foram realizadas 136 ações culturais em espaços públicos descentralizados, em diferentes locais e bairros do município. Foram ofertadas à população 20 Oficinas Culturais, com 1.243 inscritos. A Biblioteca da Pracinha, um segmento da Biblioteca Nelson Foot, recebeu, no período, 1.020 consultas e pesquisas, e mais de 300 obras foram emprestadas.
Durante 2023, a Pracinha da Cultura atendeu cerca de 7.733 pessoas da região. Foi lançado no Vetor Oeste mais uma ação do Cultura nos Bairros, dentro do Varejão Noturno. Houve ainda mais de 20 apresentações dos corpos artísticos da Cultura em diferentes regiões e bairros da cidade, atingindo cerca de 4.000 crianças. Foi promovido o Programa Cultura e Educação dando as mãos.
O Programa ofereceu 123 apresentações artísticas em 26 escolas, atendendo 2.376 estudantes.
Clique no link leia mais, abaixo, e conheça a íntegra desta iniciativa.
Ao longo do ano de 2021 foram realizadas 256 apresentações artísticas no Projeto Desemparedamento das Infâncias, em 23 diferentes bairros da cidade, atendendo 3635 alunos. Foram feitas 7 apresentações artísticas gratuitas em 4 diferentes bairros da cidade, além de 1 ação do Ruas de Brincar descentralizada no Vetor Oeste. Foi iniciado o Programa Voa Pé Cultura, uma proposta que visa a utilização de espaços anexos ou próximos das EMEBs com atividades artísticas, culturais, esportivas, etc. No ano de 2022, o Programa Voa Pé Cultura, foi realizado em 49 EMEBs do município, contando com 113 apresentações artísticas, culturais e esportivas, tanto nas suas instalações como em espaços públicos em seu entorno, como bosques, praças, quadras, parques e Centros Esportivo (CECEs). Além disso, foram realizadas 135 ações culturais em espaços públicos localizados em diferentes locais e bairros. Destas ações, vale destacar o “Cultura nos Bairros”, com 6 edições, ações no Aniversário da cidade e Festejos Juninos. O Festival Enredança (23 ações) e Festival de Curtas (4 ações) com diversas ações descentralizadas. Vale destacar que foi apresentada a proposta de retomada do projeto incentivado (Lei de Incentivo à Cultura) Tocar & Encantar, com aulas de violão e flauta doce para crianças atendidas pelo CRAS Sul, cuja expectativa para implantação será em 2023.
Em 2023, foram realizadas 136 ações culturais em espaços públicos descentralizados, em diferentes locais e bairros do município, tais como: Comemorações do Aniversário da Cidade, Festejos Juninos, Desfile de 7 de setembro, Cultura nos Bairros (2 edições). Além disso, os tradicionais Festival Enredança e Encontro de Corais, contaram com diversas programações realizadas em diferentes locais além dos equipamentos oficiais da cultura, visando ampliar o acesso do público para essas apresentações. Na PRACINHA DA CULTURA, no Bairro Vista Alegre foram realizadas quinzenalmente sessões de cinema e teatro gratuitas, visando tanto público adulto quanto infantil, com média de público de 60 pessoas por sessão. Foram ofertadas à população 20 Oficinas Culturais, com 1.243 inscritos, que foram contratadas levando em consideração as solicitações e necessidades dos usuários do local. A Biblioteca da Pracinha, um segmento da Biblioteca Nelson Foot, recebeu, no período, 1.020 consultas e pesquisas, e mais de 300 obras foram emprestadas. Durante 2023, a Pracinha da Cultura atendeu cerca de 7.733 pessoas da região. Em dezembro de 2023, foi lançado no Vetor Oeste mais uma ação do Cultura nos Bairros, dentro do Varejão Noturno que acontecerá semanalmente no ano de 2024. Além das atividades já citadas aconteceram ainda mais de 20 apresentações dos corpos artísticos da Cultura em diferentes regiões e bairros da cidade, atingindo cerca de 4.000 crianças.
Foi promovido o Programa “Cultura e Educação dando as Mãos “de maneira a criar ações nas instituições educacionais, tendo como uma das frentes a descentralização de ações culturais e artísticas por meio das escolas da cidade. Ao longo do ano, foram 8 intervenções culturais em EMEBs com participação das famílias e 67 apresentações para cerca de 4.776 estudantes (Educação Infantil I e II, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos). Como parte do Programa, o projeto Viagem Literária esteve presente em EMEBs com 12 apresentações, levando além de teatro de mamulengo, um escritor jundiaiense para conversar com estudantes. Já o Projeto Rota Afro, como piloto, realizou a formação de professores e visitas com estudantes de uma EMEB, uma Escola Estadual, o CMEJA e a FATEC, contemplando espaços históricos e relacionando-os com a cultura negra. Como apoio da metodologia do “Desemparedamento da Escola”, na ação “Voa Pé”, propostos pelo programa “Escola Inovadora”, tanto nas áreas externas das instituições quanto em espaços públicos do entorno (como bosques, praças, quadras, parques) ou da cidade (Mundo das Crianças, Jardim Botânico, Fábrica das Infâncias Japy), o Programa oportunizou 123 apresentações artísticas em 26 escolas (nas 6 regiões da cidade). Houve 3 ações descentralizadas (São Camilo, Novo Horizonte e Caxambu) para incentivo do Programa Ruas de Brincar, visando a garantia do direito de brincar e a convivência comunitária. Também foram implantados dois núcleos descentralizados do Coral Infantojuvenil e apoiadas oficinas de teatro em duas escolas. Foram disponibilizadas 6 oficinas (dança para bebês e shantala) como apoio ao Programa Criança Feliz. Para a Semana do Bebê, foram disponibilizadas 3 ações culturais (Alvorada, Jardim Messina e Parque Residencial). Foram também realizados 5 eventos culturais em EMEBs, com a apresentação da peça teatral Marcas da Infância, do Projeto Eu tenho Voz. O projeto atendeu 2.376 estudantes.