Implantar o ensino de robótica na grade curricular.

Programa de Governo: Escola Inovadora

Unidade (s) Responsável (is): UGE

O que foi feito:

A Cultura Maker (a ideia de que todos podem criar, construir ou consertar objetos com as próprias mãos) é oferecida para todas as escolas de tempo integral e o projeto “O Fantástico Mundo de Rob”, para escolas de Educação Infantil (182 robôs). Foram entregues também 2.944 chromebooks, 411 tablets educacionais, 68 telas interativas, 82 carros de recarga para chromebooks, 345 notebooks e 1.279 computadores de mesa com monitores.
Em 2023 foi dada continuidade ao Projeto de Tecnologia e Pensamento computacional “O Fantástico Mundo de Rob” para as escolas de Educação Infantil II (182 robôs). Além disso, foram implantadas as “Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”. 
Também foi entregue a rede municipal de educação cinco e-books intitulados “Experiências (Des)Conectadas e Divertidas No Programa Escola Inovadora: Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital”. E 2080 estudantes foram atendidos no FAB LAB.

Clique no link leia mais, abaixo, e conheça a íntegra desta iniciativa.

A Cultura Maker é oferecida para todas as escolas de tempo integral e o Projeto de Tecnologia “O Fantástico Mundo de Rob” para as escolas de Educação Infantil II (182 robôs). Além disso foram entregues para as escolas, e para os departamentos, 2944 Chromebooks, 411 Tablets Educacionais, 68 Telas Interativas, 82 Carros de recarga para Crhomebooks, 345, Notebooks, 1279 Computadores de mesa com monitores.

Em 2023 foi dada continuidade ao Projeto de Tecnologia e Pensamento computacional “O Fantástico Mundo de Rob” para as escolas de Educação Infantil II (182 robôs). Além disso, foi implantado, conforme orientações do MEC, as “Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”. Foram ofertadas formações para os educadores de todas as escolas de educação infantil II e de ensino fundamental, com o intuito de vivenciar o uso de tecnologias a serviço da educação, aprofundar o conhecimento dos educadores no complemento da BNCC, focando no protagonismo do estudante na construção do conhecimento, no uso seguro e ético de tecnologias e no pensamento computacional. Nesse ano, foi entregue à rede municipal de educação cinco e-books intitulados “Experiências (Des)Conectadas e Divertidas No Programa Escola Inovadora: Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital” disponíveis em https://educacao.jundiai.sp.gov.br/documentos/e-books/ como objetivo de ajudar a construção dos fundamentos para o ensino de pensamento computacional e robótica. Foram atendidos no FAB LAB 2080 estudantes.