Intensificar o reforço escolar voltado para leitura, escrita e matemática.

Programa de Governo: Escola Inovadora

Unidade (s) Responsável (is): UGE

O que foi feito:

Em fevereiro de 2022, o número de alunos matriculados no programa “Estudo é Tudo” era de 12.271, sendo 1.132 não alfabéticos. Em dezembro do mesmo ano, 625 estudantes já estavam alfabetizados. Houve a contratação de materiais didáticos de reforço escolar e do programa Mente Inovadora, para o desenvolvimento do raciocínio lógico e de habilidades socioemocionais.   
Em 2023 foi realizado o acompanhamento individualizado de estudantes nas unidades escolares. Em fevereiro, o número de estudantes matriculados nos 3º 4º e 5º anos era de 93% de alunos alfabéticos, crescendo para 97% em dezembro. Este avanço só foi possível devido aos constantes investimentos realizados na formação de gestores, professores e educadores escolar, bem como a aquisição de materiais e implementação de projetos e programas inovadores. 
Os professores do Ensino Fundamental tiveram formações de Matemática com o tema “Ensino Híbrido na Matemática”; Língua Portuguesa com os temas “Aprender a ler e ler para aprender”, “Produção de texto – ler para escrever”. Contamos com o Programa Mente Inovadora, que tem como foco o desenvolvimento do raciocínio lógico e habilidades socioemocionais dos estudantes. Além disso, foi realizado o 2º Torneio envolvendo todas as escolas de Ensino Fundamental da rede municipal, impactando 28.175 estudantes.

Clique no link leia mais, abaixo, e conheça a íntegra desta iniciativa.

O Programa “Estudo é Tudo” manteve suas atividades em 2022. O número de estudantes matriculados nos 3º, 4º e 5º anos, em fevereiro, era 12.271 estudantes, sendo que 1132 não alfabéticos (9,38%). No mês de dezembro 625 dos estudantes que participaram do programa estavam alfabéticos. O Programa contou com a contratação do material didático de reforço escolar TEMA: Tempo de Mais Aprender que é específico para alfabetização das crianças fora da idade certa. Também para garantir um trabalho de qualidade e contínuo foram comprados livros didáticos de Língua Portuguesa e Matemática para todos os estudantes do 1º ao 5º ano. Todas as escolas receberam um acervo de livros literários, sendo 37 títulos para Educação Infantil I; 57 títulos para Educação Infantil II e 102 títulos para Ensino Fundamental. Oferecemos para todas as unidades escolares o Projeto literário Contém Sonhos, com ele cada estudante leva semanalmente um livro para casa para ler com a família, na sexta-feira e o devolve na semana seguinte. Os diretores do Ensino Fundamental tiveram formações de matemática com o tema “Aspectos das ações da gestão escolar na implementação e acompanhamento das práticas de desemparedamento da escola.” Contratamos o Programa Mente Inovadora, que tem como foco o desenvolvimento do raciocínio lógico e habilidades socioemocionais dos estudantes e realizamos um Torneio envolvendo todas as escolas de Ensino Fundamental da rede municipal. 

Em 2023, foi realizado o acompanhamento individualizado de cada estudante nas unidades escolares, no que tangem os desafios relacionados à aprendizagem trazendo melhorias e resultados mais significativos, através de análise com relatórios quantitativos, por turma e por estudante e agrupamentos produtivos por habilidade. O número de estudantes matriculados nos 3º, 4º, e 5º anos, em fevereiro, era de 93% de alunos alfabéticos, crescendo para 97% no mês de dezembro. Este avanço significativo na aprendizagem dos alunos, foi possível devido aos constantes investimentos realizados na formação de gestores, professores e educadores escolares, bem como aquisição de materiais e implementação de projetos e programas inovadores. Parceiras como a Cátedra Sergio Henrique Ferreira IEA e Poliedro (em parceria com a Undime), Valther Maestro e Douglas Dantas, educadores externos, ampliaram o conhecimento dos gestores escolares de todas as escolas do Ensino Fundamental, para o desenvolvimento de ações e análise de dados e qualificação de estratégias para o desenvolvimento de habilidades dos estudantes. Desenvolvimento de metas de acordo com o segmento e ano do ciclo. Para garantir um trabalho de qualidade e contínuo foram comprados livros didáticos de Língua Portuguesa e de Matemática para todos os estudantes do 1º ao 5º ano. Demos continuidade ao Projeto literário Contém Sonhos. Os professores do Ensino Fundamental tiveram formações de Matemática com o tema: “Ensino Híbrido na Matemática”, Língua Portuguesa com os temas: “Aprender a ler e ler para aprender”, “Produção de texto – ler para escrever”. Contamos com o Programa Mente Inovadora, que tem como foco o desenvolvimento do raciocínio lógico e habilidades socioemocionais dos estudantes e realizamos o 2º Torneio envolvendo todas as escolas de Ensino Fundamental da rede municipal, impactando 28.175 estudantes.