Investir em novas tecnologias (TIC) para ofertar novos produtos digitais como livros didáticos e paradidáticos no formato e-book e outros materiais pedagógicos.

Programa de Governo: Escola Inovadora

Unidade (s) Responsável (is): UGE

O que foi feito:

Aquisição de 185 notebooks para escolas de Educação Infantil; 3.200 chromebooks para escolas de Fundamental I, CEMEJA,  CMLTI e Fab La, 81 carrinhos de transporte e recarga dos chromebooks; 68 telas interativas para Fundamental I e Cemeja, 2.530 tablets para alunos do Auxílio Brasil, salas de “Estudo é Tudo” e do NAA (2021). Aquisição de diversos recursos tecnológicos distribuídos entre todos os departamentos da UGE, escolas de Educação Infantil I e II e Fundamental I (2022).
Em 2023 iniciou-se o processo de readequação da rede lógica das Escolas Municipais de Educação Básica, totalizando 50 unidades. Essa ação contemplou a implantação de novos racks, cabeamento, pontos de rede APs Wi-Fi indoor, APs Wi-Fi outdoors e switches e o link de internet, respeitando as características de cada Unidade Escolar e suas necessidades de implantação, além de cinco e-books. Este material objetiva apoiar ações para trabalho desenvolvido pelas escolas de Educação Infantil II e Ensino Fundamental, em cumprimento às normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Clique no link leia mais, abaixo, e conheça a íntegra desta iniciativa.

No ano de 2021 houve a aquisição de: 185 Notebooks para escolas de educação Infantil I, Infantil II e Fundamental I; 3.200 chromebooks para escolas de Fundamental I, CEMEJA, CMLTI e Fab Lab; 81 carrinhos de transporte e recarga dos chromebooks; 68 telas interativas para o Fundamental I e CEMEJA; 2.530 tablets para alunos do Auxílio Brasil, salas do “Estudo é Tudo” e do NAA, além de proporcionar dados patrocinados a alunos e professores. A previsão para os próximos anos é adquirir mais notebooks (aproximadamente 200), resultando em uma ampliação de 50% no quantitativo de computadores, além de substituir os equipamentos com mais de 10 anos de uso. O quantitativo para reposição de tablets está em processo de análise. Haverá a continuidade do uso dos livros digitais (e-books), assim como a implantação do APP da Educação (Túnel do Saber Jundiaí) e aquisição de dados patrocinados para 24 mil usuários (professores, alunos de ensino fundamental e profissionais da Educação). No ano de 2022 houve aquisição de diversos recursos tecnológicos distribuídos entre todos os departamentos da Unidade de Gestão de Educação e nas escolas de Educação Infantil I e II e Ensino Fundamental I, substituindo, assim, todos os equipamentos alugados, e modernizando os equipamentos que estavam com dez anos de uso ou mais, além de sanar a defasagem de quantitativo existente. Estamos em processo de aquisição de 2.500 tablets para reposição e distribuição a alunos de 3º ao 5º anos que estejam inscritos no Programa Bolsa Família em 2023; de 67 telas interativas para atender às escolas de Educação Infantil I e II, atendendo, assim, à BNCC que prevê o uso das tecnologias desde a Educação Infantil (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no contexto escolar). Houve a aquisição de Infraestrutura de Rede lógica para todas as 49 escolas de Ensino Fundamental, conseguindo, desta forma, atender à demanda que surgiu após a aquisição dos notebooks e carrinhos de recarga que foram enviados às Unidades Escolares em 2021. Para o ano consecutivo temos a previsão de adquirir melhorias de Infraestrutura de Rede Lógica para as escolas Infantil I e II.Em 2023, iniciou-se o processo de readequação da rede lógica das Escolas Municipais de Educação Básica, totalizando 50 unidades. Essa ação contemplou a implantação de novos racks, cabeamento, pontos de rede APs Wi-Fi indoor, APs Wi-Fi outdoors e switches e o link de internet, respeitando as características de cada Unidade Escolar e suas necessidades de implantação. Entregou também 5 e-books disponíveis em: https://educacao.jundiai.sp.gov.br/documentos/e-books/. Esse material objetiva apoiar ações para trabalho desenvolvido pelas escolas de Educação Infantil II e Ensino Fundamental em cumprimento às Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).