Promover o programa de enfrentamento à obesidade infantil na rede municipal, em parceria com a plataforma de saúde e qualidade de vida.

Programa de Governo: Pacto pela Saúde

Unidade (s) Responsável (is): UGE

O que foi feito:

Criado em 2017, o programa teve continuidade em três escolas com 397 alunos acompanhados em ações envolvendo as Plataformas, no plano de trabalho foi inserida a pesagem das crianças, a organização do cardápio das famílias, a estimulação a alimentação saudável e o consumo de PANCs, para isso foram realizadas parcerias entre as escolas, a Faculdade de Medicina e a UGPS. Para o próximo ano o objetivo é inserir atividades nos centros esportivos para crianças que enfrentam problemas de obesidade infantil, o ano terminou com a participação de 481 estudantes no programa. Foram implantadas hortas escolares em 100% das escolas da rede municipal. Houve o desenvolvimento da implantação do projeto Hora Certa (almoço no horário correto) em escolas da Educação Infantil II e do Ensino Fundamental. Implantação de espaços de amamentação em 100% das unidades escolares, respeitando o direito das crianças e das mães. Foram implantadas colmeias de abelhas sem ferrão em 20 unidades escolares, para observação e pesquisas das crianças, sobretudo sobre o processo de polinização e da importância para a vida.

Em 2023, o Programa contemplou 2.041 estudantes dos terceiros aos quintos anos de cinco escolas municipais: (EMEB Adelino Brandão, EMEB Aparecido Garcia, EMEB Janet Ferreira do Prado, EMEB Ivo de Bona e EMEB Berthola Facca). As crianças passaram por avaliação antropométrica (peso e altura) no início e final do ano letivo. Analisando os resultados no fim do ano letivo observou-se uma diminuição de 77% de estudantes na faixa de Obesidade e Obesidade Grave e consequentemente um aumento de estudantes na faixa de Sobrepeso. Os estudantes na faixa de Sobrepeso, Obesidade e Obesidade Grave foram orientados pela UGPS (Unidade de Gestão de Promoção da Saúde) à prática de atividade física nos Centros Esportivos, em parceria com a UGEL (Unidade de Gestão de Esporte e Lazer) e as famílias receberam orientações da UGPS sobre alimentação saudável. Ações nas escolas também contemplaram a orientação à alimentação saudável e o consumo de PANCs na merenda escolar. Durante o ano, foram realizados três grandes eventos para a conscientização sobre uma vida mais saudável. Os eventos MEXAM-SE aconteceram no Mundo das Crianças com a participação de aproximadamente 700 pessoas, foi incentivada a prática de atividade física como enfrentamento à obesidade infantil. Além dos resultados alcançados avaliamos também como positivo a participação nos eventos dos adultos responsáveis pelas crianças, ampliando a visão e a consciência dos familiares para a importância da prática de atividade física nos parques públicos. Outro ponto importante a ressaltar, foi o implemento do “cartãozinho” de peso e altura deixado para os estudantes. Eles puderam comparar os dados coletados durante o ano, visualizando e conscientizando-se sobre seu crescimento e desenvolvimento. Para o ano de 2024, pretende-se continuar com o Programa, realinhando e potencializando ações junto a UGEL e UGPS.